sexta, 18 de agosto de 2017
Geral
Compartilhar:

Leonardo dos Anjos coordenou livro lançado em Portugal

Luis Carlos de Souza / 12 de agosto de 2017
Foto: Divulgação
O pesquisador paraibano Leonardo Fernandes dos Anjos é o coordenador do livro Novos Direitos Urbanos, que foi lançado na Universidade Aberta, em Coimbra, Portugal. Esse é o terceiro livro organizado pelo autor, que é doutorando em direito na Universidade de Coimbra e investigador bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia da FCT/MCT, Portugal. Natural de João Pessoa, Leonardo atuou como professor de Direito no Unipê. Comente no fim da matéria.

A obra reúne 12 autores e resulta da coordenação de esforços de pessoas que são entusiastas da busca pelo bem viver nas cidades e que, por isso, atenderam à convocação para participar do desafio de escrever textos de conteúdo jurídico transdisciplinar sobre esse novo conjunto de direitos decorrentes das atuais necessidades que surgem da vida em ambiente urbano e dos interesses legítimos dos cidadãos que, organizando-se, podem alcançar melhorias da qualidade de vida do seu local.

O livro trata de questões envolvendo a mobilização, a maior autonomia e o consequente empoderamento da população, resultante da tomada de consciência sobre os direitos que lhe assistem nas situações do cotidiano urbano.

Os autores do livro tentam assistir o cidadão na efetivação desses novos direitos urbanos, que o conjunto de autores buscou assumir papel mais ativo, oferecendo a elaboração de uma abordagem jurídica cidadanista, que confira possibilidade de lutar por um novo modelo de participação cívica mais descentralizado, plural, autônomo, mais centrado em valores democráticos, de dignidade humana, menos hierárquico e abusivamente patrimonialista.

 

Relacionadas