segunda, 19 de fevereiro de 2018
Geral
Compartilhar:

Feira de tecnologia e inovação conta com karaokê para surdos

Ellyka Akemy / 26 de agosto de 2016
Foto: NALVA FIGUEIREDO
A feira de tecnologia e inovação Expotec 2016 começou ontem movimentando o Centro de Convenções de João Pessoa. Na parte de exposição, que conta com mais de 80 estandes, o público poderá conhecer projetos de estudantes universitários, soluções tecnológicas de empresas privadas e comprar produtos relacionados à cultura pop. O evento é promovido pela Associação Nacional de Inclusão Digital (Anid) e poderá ser visitado até este sábado (27), das 9h às 19h.

O evento oferece ainda uma vasta programação com palestras, mesas, seminários, oficinas e debates em torno de sete eixos temáticos: cultura pop, desenvolvimento, web, robótica, software livre, educação e inclusão digital. O acesso à feira de exposições é gratuito. As demais atividades são pagas e dependem de inscrição prévia no site da Expotec, mas estudantes do ensino público têm gratuidade.

O estande dos estudantes do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é um dos que chama atenção pelas cores em neon. Para a Expotec, eles trouxeram o “Librakê” - um karaokê para pessoas com deficiência auditiva. O objetivo do software é a inclusão social, por meio do entretenimento.

Os alunos do Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (Laser) também da UFPB estão com exposição de robôs, drones e um avião de asa fixa.

Este último foi programado para realizar voos autônomos, em que a decolagem, o trajeto e o pouso são realizados com apenas um comando. “Estamos desenvolvendo o equipamento para auxiliar o mapeamento de plantações. Com o voo, ele vai fotografar toda a lavoura”, explicou o estudante de Ciência da Computação da UFPB e integrante do Laser, Moisés Cavalcanti.

“Posteriormente, queremos que o avião identifique pragas ou outros tipos de animais que estejam comprometendo a plantação”, acrescenta Cavalcanti. Quem tem o interesse em registrar um domínio na Internet e não sabe como fazer ou tem dúvidas a respeito, poderá se informar no estande do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br. A empresa é a responsável por registrar domínios “.br” no Brasil.

Leia Mais

Relacionadas