quinta, 24 de maio de 2018
Estilo
Compartilhar:

João Pessoa sedia 12º Colóquio de Moda até quarta-feira

Lílian Moraes / 12 de setembro de 2016
Foto: Divulgação
João Pessoa sedia o mais importante congresso científico de moda do Brasil, o 12º Colóquio de Moda está acontecendo no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e estará, ainda, em sua 9ª edição internacional. O tema geral é a discussão da Moda em diversos campos (em todas as edições).

Valorizando a diversidade cultural e de conhecimentos, o evento tem por objetivo gerar e apresentar discussões sobre os novos cenários no âmbito da Moda. Por isso, o Colóquio envolverá profissionais, acadêmicos, pesquisadores e estudantes não somente da área de Moda e Design, mas de áreas diversas, como Economia, História ou Sociologia. O evento vai até quarta-feira, 14 de setembro no Campus do Unipê.

A professora Gabriela Maroja, coordenadora do evento fala sobre o evento e sua importância para a moda.

O que é o Colóquio de Moda?

O Colóquio de Moda é o maior congresso científico de moda no Brasil e se apresenta como espaço de intercâmbio acadêmico entre estudantes, pesquisadores e professores de vários Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação, além de profissionais de áreas afins. Por ter palestras e mesas temáticas com convidados internacionais, o Colóquio de Moda, que em 2016 completo 12 anos, é desde 2007 um congresso internacional.

Qual a proposta do Colóquio?

Valorizando a diversidade cultural, a proposta do evento é a de que ele seja realizado em diferentes cidades do país, inclusive para envolver não apenas profissionais da Moda e do Design, mas também da História, Psicologia, Sociologia, Economia, Administração, Marketing, Publicidade, Jornalismo e Artes Plásticas. Este hibridismo de áreas e a mobilidade espacial promovem reflexões, questionamentos, integração e relações entre as várias formas de abordagem da Moda.

Qual a importância do colóquio para a instituição Unipê?

Oferecer ao mercado, tanto acadêmico quanto profissional, visibilidade para o mercado de moda paraibana. O Coloquio de Moda só ocorre em Instituições de Ensino Superior que possuam reconhecimento pelo MEC e prestigio acadêmico, o que significa que o Unipê ter sido selecionado entre os concorrentes nacionais, é sinal de que os cursos da graduação e pós-graduação na área de moda do Unipê estão sendo acreditados e geram confiabilidade. Além disso, para os paraibanos estarem próximos dos melhores professores e pesquisadores da área de moda do país e do exterior, é um privilégio.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que tenha interesse. Porém é um evento voltado para estudantes, pesquisadores, professores e profissionais de moda. Mas, não exige pré-requisito.

Qual a programação do Colóquio?

O evento conta com uma programação intensiva. Começou no domingo dia 11 as 09:00h e vai até quarta à noite. A programação irá de 11 a 14 nos turnos da manhã, tarde e início de noite e terá palestras internacionais, mesas temáticas com temas relevantes para o design e moda, e apresentações de trabalhos e posteres oriundos das pesquisas acadêmicas desde o nível stricto sensu até graduados. Este ano em particular e pela característica do evento, teremos muitos temas ligados à cultura de moda regional, tais como discussões sobre o algodão colorido, o design de couro, a relação entre moda, design e artesanto, dentre outras.

Como estão as expectativas?

Acreditamos que pode haver uma mudança de paradigmas a partir das discussões geradas. A Paraíba nunca abrigou um evento de moda desta magnitude, então, esperamos provocar mudanças no mercado local, que precisa de uma "sacudida" e acreditar mais nos próprios potenciais e no seu poder de competitividade.

Relacionadas