domingo, 20 de maio de 2018
Geral
Compartilhar:

Entidade não autoriza adoções no período próximo à ‘Sexta-feira 13’

Karen Aragão / 13 de Abril de 2018
A Sexta-feira 13, que transcorre hoje, é dia ligado a diversas crendices e superstições. Entre elas, a de que é uma data que simboliza a má sorte e más energias. Há quem não atribua nenhum significado à data, mas existem os que acreditam numa espécie de clima propenso às coisas ruins.

A presidente da ONG Ajude Anjos de Rua, localizada no bairro do Cristo, em João Pessoa, Fabíola Rezende, diz que não libera a adoção de cães e gatos pretos ou brancos uma semana antes e nem depois da data de sexta.

Para ela, que prefere ser chamada de protetora, trata-se de uma medida preventiva em favor dos animais. Fabíola diz já ter ouvido relatos de que cães e gatos pretos foram torturados e mortos para em rituais, embora ela própria nunca ter resgatado animais maltratados ou machucados na data.

Busca por adoção. Fabíola Rezende complementa que as pessoas procuram mais por gatos. Ele também avalia comportamento dos pretensos adotadores antes decidir autorizar a adoção. Ele conta que havia um rapaz que só adotava gatos pretos, o que para ela seria um comportamento estranho, semelhantemente a pessoas que procuram esses animais nas datas próximas a uma sexta-feira 13.

O argumento. O link entre a data e a superstição, seria o dia em que Jesus Cristo foi crucificado: uma sexta, antecedida de uma ceia com 13 participantes. Contrariando a crendice popular, dona Josefa Cardoso dos Santos, cria em sua residência, um gato preto. “Ele chegou aqui já estava grandinho, não tenho nenhuma crendice, nem superstições o gatinho só trouxe alegria para a família. Crio ele já faz três anos”, conta. A dona Josefa também afirmou que não adere as outras crenças populares. A sexta-feira 13 não tem nenhum valor significativo para ela.

Significados. Professor de Filosofia e pós-doutorando em Ciências da Religião (UFPB), Otávio Vieira explica que o dia é relacionado a diversos significados. Segundo ele, para o esoterismo e ocultismo o número 13 é um número de azar. Mas alguns dizem que também é relacionado à sorte: no tarô, a carta 13 representa a morte, mas considerada também algo que estabelece o próprio curso da vida. Existe um relato nórdico de que o deus mitológico Odin convidou 12 deuses para um banquete, deixando de lado Loki, visto como do mal.

Relacionadas