quinta, 22 de fevereiro de 2018
Geral
Compartilhar:

Conselho da Magistratura do TJPB lembra Dia do Defensor Público

Ascom TJPB / 20 de Maio de 2016
Foto: TJPB
O Conselho da Magistratura, reunido na manhã desta sexta-feira (20), aprovou por unanimidade ‘Voto de Congratulações’ aos defensores públicos do Estado da Paraíba, em razão da data comemorativa à categoria, transcorrida nesta quinta-feira, 19 de maio. A proposição foi do desembargador José Ricardo Porto , que contou com a adesão do procurador de Justiça, Valberto Lira.

Ao justificar a proposição, o desembargador Ricardo Porto destacou que o os defensores públicos são indispensáveis a engrenagem da máquina judiciária. “A classe é símbolo da Justiça democrática e instrumento constitucional da igualdade de todos perante a lei, garantindo e assegurando o acesso à Justiça dos mais necessitados e ausentes de condições de prover com as despesas judiciais”, ressaltou o desembargador.

Ricardo Porto informou que o Voto de Congratulações aprovado na manhã de hoje será comunicado ao defenso publico geral, Vanildo Brito.

Dia do Defensor Público – A data é comemorada no dia 19 de maio em homenagem ao Santo Ivo de Kermartin, doutro em Teologia, Direito, Letras e Filosofia. Nascido na França, Santo Ivo notabilizou-se, especialmente, por dedicar toda a sua erudição e cultura à defesa, nos tribunais, dos pobres, órfãos, viúvas e todos aqueles considerados desassistidos da fortuna. “Jura-me que vossa causa é justa e eu defenderei vossa causa gratuitamente”, dizia o Santo Ivo.

Relacionadas