domingo, 19 de novembro de 2017
Geral
Compartilhar:

Celular ultrapassa computador no acesso à internet

Redação / 06 de abril de 2016
Foto: Arquivo
Uma cena que vem se tornando cada vez mais comum no dias atuais é ver pessoas utilizando telefones celulares para acesso à internet. E foi exatamente o que constatou o suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014, divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, 81,1% dos domicílios paraibanos tinham acesso à internet usando o celular. Número bem maior do que os 69% que utilizam microcomputadores para terem acesso à rede.

Em números absolutos, dos 593 mil domicílios com acesso à internet, 489 utilizavam o celular, além de outros meios, para acessar a rede e 409 mil utilizam microcomputadores. Se levarmos em consideração as pessoas que utilizam apenas os celulares ou microcomputadores para o acesso, os meios móveis novamente têm vantagem: 166 mil (27,9%) contra 97 mil (16,4%).

A pedagoga Clara Cavalcante é um das milhares de pessoas que preferem o celular aos microcomputadores. Segundo ela, o fato de poder usar o celular em qualquer lugar favorece esta escolha. Porém, ela afirma que há certas atividades que ainda prefere usar o bom e velho computador.

“O celular é mais prático. Está sempre na mão, pode ser levado para qualquer lugar. Mas, a memória do computador ainda é bem maior que a do celular e tem a questão da visualização pelo celular de algumas páginas que ainda não funcionam tão bem ou não são adaptadas para este uso”, afirmou Clara, que disse ainda que de todo tempo que passa na internet, usa em média 70% o celular e os outros 30% pelo computador.

Paraíba segue a tendência do Brasil

Mas não é só na Paraíba que as pessoas preferem usar o celular para acesso à internet em detrimento dos computadores. De acordo com a mesma pesquisa, dos 36.814 milhões de domicílios brasileiros com acesso à internet, 80,4% dos lares utilizam os celulares para acessar a rede, contra 76,6% que usam o computador.

Do total, 7.732 milhões de lares usam apenas o celular para acesso à internet, o que representa 21%. Número maior do que os 6.402 milhões de domicílios que utilizam apenas os computadores para o acesso, com um percentual de 17,4%.

Relacionadas