quarta, 26 de setembro de 2018
Surf
Compartilhar:

Classificado para o Mundial Júnior de Surf, paraibano luta para conseguir recursos

Raniery Soares / 03 de julho de 2016
Foto: EROS SENA/CORTESIA
onas Marretinha é o mais puro exemplo de alguém que nasceu para vencer. O jovem, hoje com 17 anos, está diante de um dos maiores desafios da sua carreira no surf: disputar o ISA World Surfing Júnior Championship (nome em inglês, do Campeonato Mundial Júnior de Surf), em Portugal. Porém, o maior adversário não está no mar, pois ele é a dificuldade financeira.

Classificado para o torneio internacional, que acontecerá entre os dias 17 e 24 de setembro na Praia de Monte Verde, localizada na Ilha de São Miguel, o paraibano precisa ter no bolso pelo menos R$ 6 mil para poder representar o Brasil e a Paraíba na competição. É curioso, mas há dois anos a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) não custeia a ida dos atletas para eventos internacionais.

Confiante que esta história terá um final feliz, Marretinha não esconde o desejo de conquistar o mesmo título que em 2010 ficou nas mãos do brasileiro Gabriel Medina.

“É uma grande oportunidade e quase única representar a Paraíba, além do Brasil também numa competição como essa. Com ajuda de pessoas que me admiram, estou levantando recursos para conseguir viajar e quem sabe trazer o título. O Gabriel Medina já foi campeão, como também o Luan Wood e posso ser o próximo, mas preciso conseguir chegar lá”, comentou Marretinha.

O garoto conquistou o direito de participar do Mundial Júnior de Surf após terminar a etapa do Campeonato Brasileiro, realizada em Belém (PA) na liderança. Na última edição do Mundial, em 2014, o título ficou com o brasileiro Luan Wood, tendo como vice o paraibano Elivelton Santos, o ‘Índio Voador’, que era apontado como favorito na disputa.

O ISA World Surfing Júnior Championship é o principal torneio internacional de base do mundo e para garantir a presença de Jonas Marretinha, os surfistas Valdi Tartaruga, responsável por revelar o garoto no mundo do surf, além de Edjane Santos estão fazendo uma campanha para receber doações em dinheiro.

Leia Mais

Relacionadas