Acesso

Esportes
Compartilhar:

João Pessoa: a capital nacional do desporto escolar

Raniery Soares / 07 de novembro de 2016
Foto: William Lucas/Exemplus/COB
A partir de quinta-feira (10), João Pessoa volta a receber os Jogos Escolares da Juventude. Desta vez, jovens entre 15 e 17 anos estarão disputando as medalhas em 13 modalidades. A competição é considerada o maior evento do desporto escolar do país, reunindo aproximadamente 3.900 atletas, onde a Paraíba conta com uma delegação formada por 145 atletas e João Pessoa, por ser cidade-sede, terá uma representação com 91. O certame é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O detalhe é que esta será a sexta vez, em toda a história da competição, que a capital paraibana receberá o evento, ultrapassando inclusive a cidade mineira de Poços de Caldas, até então, anfitriã em cinco oportunidades. João Pessoa já havia recebido uma etapa do 15-17 anos em 2014.

"Retornamos a João Pessoa depois de uma ótima primeira etapa, em setembro. Agora acertaremos alguns detalhes para proporcionar condições ainda melhores aos futuros talentos do esporte nacional. A cada ano edição procuramos aprimorar a organização para podermos contribuir com a inclusão social dos jovens através do esporte e com a identificação de atletas para o alto rendimento", comentou Edgar Hubner, diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude e gerente geral de Juventude e Infraestrutura do COB.

João Pessoa - 20/09/2016 - Jogos Escolares da Juventude 2016 - Etapa 12 a 14 - UFPB - Cerimônia de Abertura dos JEJ em João Pessoa. Foto: William Lucas/Exemplus/COB

Em todas as edições dos JEJ, cada uma das 13 modalidades recebe um embaixador, que na maioria dos casos, é um atleta do presente ou do passado, com grande representatividade no seu esporte. A maioria deles, inclusive, já participaram de Jogos Escolares antes de entrarem no esporte de alto rendimento. A novidade desta edição será a presença da judoca campeã olímpica Rafaela Silva. Entre a seleta lista, os quase 4 mil jovens poderão trocar experiências e até ‘pegar dicas’ com Fabiana Murer (atletismo), Janeth Arcain (basquete), Gideoni Monteiro (ciclismo), Lenisio Teixeira (futsal), Natalia Gaudio (ginástica rítmica), Dara (handebol), Gilda Oliveira (lutas), Graciele Hermann (natação), Mariany Nonaka (tênis de mesa), Giba (vôlei) e Ricardo (vôlei de praia).

Os Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa, começam a partir da quinta-feira (10) e vão até sábado (19), com disputas em várias praças esportivas da capital.

Cidades-sedes dos Jogos Escolares da Juventude

João Pessoa (seis vezes)

Poços de Caldas/MG (cinco vezes)

Brasília/DF e Londrina/PR (três vezes)

Fortaleza/CE (duas vezes)

Goiânia/GO, Curitiba/PR, Cuiabá/MT, Natal/RN e Belém/PA (uma vez)

Relacionadas