sábado, 18 de novembro de 2017
Handebol
Compartilhar:

Paraibana Rossana Marques foca no tricampeonato mundial de handebol de Areia

Allan Hebert / 04 de abril de 2016
Foto: Divulgação
Técnica da Seleção Brasileira de handebol de areia desde 2007, a paraibana Rossana Marques só pensa em uma coisa nesta temporada: conquistar seu terceiro título do Campeonato Mundial da categoria sob o comando do time verde amarelo. A competição será disputada no mês de julho, em Budapeste, na Hungria.

A técnica aposta em uma competição equilibrada, com muitas equipes brigando pelo título. Segundo Rossana, as principais adversárias serão as seleções da Hungria, dona da casa, Noruega, Ucrânia, Espanha e Itália.

Apesar de reconhecer a força das adversárias, Rossana acredita muito no potencial de suas meninas. “O Mundial é sempre muito difícil, mas treinamos muito mais que nossas principais adversárias e acredito que este seja um diferencial para mantermos a hegemonia no handebol de areia”, disse.

Nos próximos dias, a treinadora vai divulgar a convocação para a competição. Nesta primeira etapa, ela chamará 17 atletas para o início da preparação, que novamente será realizada em João Pessoa. Mais próximo do Mundial, sai a lista definitiva, composta por dez jogadoras.

Paraibanas formam a base do time

Assim como há dois anos, quando a Seleção conquistou seu terceiro mundial, desta vez em solo brasileiro, a base da equipe novamente deverá ser composta por atletas paraibanas ou radicadas no nosso Estado. Questionada sobre a convocação, Rossana Marques não quis adiantar nomes, mas afirmou que a base de 2014 será mantida.

“Em uma competição tão importante, não tem como brincar. Estou de olho em novas atletas para manter sempre uma renovação, mas no Mundial vamos com nossas principais atletas”, destacou.

No último Mundial, disputado na Praia do Pina, no Recife, o desempenho da seleção feminina foi impressionante. Em dez jogos, foram dez vitórias e nenhum set perdido em toda a competição. Na final, as meninas derrotaram a Hungria por 2 sets a 0. A intenção é repetir o desempenho e conquistar mais um título.

Bom resultado no brasileiro

Antes de pensar no Mundial, Rossana Marques conquistou mais um título. No dia 20 de março, a equipe paraibana do Apecef faturou o tetracampeonato no Circuito Brasileiro. Na decisão, as meninas enfrentaram a forte equipe Z5, do Rio de Janeiro, e venceram por 2 a 0, na Praia São Francisco, em Niterói.

“A nossa equipe fez uma das melhores partidas que já presenciei de um time ou seleção. Jogar em um sol super forte de verão carioca não é fácil, mas erramos pouco. Foi uma partida quase perfeita e não demos nenhuma chance às adversárias e vencemos por 2 a 0”, falou Rossana.

O time do Apecef-PB ainda teve Camila Ramos eleita como a melhor jogadora do Circuito Brasileiro. Ela é um nome certo na lista das convocadas para o Mundial.

Relacionadas