quinta, 19 de outubro de 2017
Economia
Compartilhar:

Vendas do comércio registram a 6ª queda consecutiva na Paraíba

Celina Modesto / 13 de agosto de 2015
Foto: Arquivo
Na comparação entre junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, o volume de vendas do Comércio Varejista teve variação negativa de 9%. Por sua vez, o volume de vendas no Varejista Ampliado, que inclui resultados da construção civil e de veículos, a Paraíba teve o pior desempenho do país, com redução de 13,3% no mesmo período.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Comparando o primeiro semestre deste ano com o do ano passado, a Paraíba registrou redução de 7,9% nas vendas do Comércio Varejista. A receita das vendas também observou queda no estado. Em junho deste ano, a redução foi de 3,2% em relação ao ano passado. Já na comparação entre o 1º semestre deste ano com igual período do ano passado, a queda foi de 2,7% no índice.

Mesmo diante das consecutivas quedas e que, inclusive, põem o estado entre os mais afetados do país, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio) é otimista. “Tivemos crescimento de vendas durante vários meses consecutivos nos últimos anos. Agora, nesse período em que o país está atravessando uma dificuldade política e, consequentemente, também econômica, essas variações grandes são efeitos de ajustes na economia, o que é normal num momento como esse. Já esperamos tais oscilações e todo ano temos um período de ajustes naturais”, comentou Marconi Medeiros, presidente da Fecomércio.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba

Relacionadas