sábado, 18 de novembro de 2017
Economia
Compartilhar:

Vendas caem 13,6% na Paraíba e comércio registra quinta maior queda do país

Celina Modesto / 15 de julho de 2015
Foto: Rafael Passos
A Paraíba teve a maior queda do país no volume de vendas do Comércio Varejista na comparação entre maio deste ano e do ano passado. Com redução de 13,6% no período, o estado registrou o 5º resultado negativo do ano no índice, que também caiu em mais 24 estados.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comparando os resultados obtidos pela Paraíba em maio deste ano com o mês anterior, o volume de vendas do Comércio Varejista reduziu 1,8%, sendo a quarta maior queda do país, segundo o instituto. De janeiro a maio deste ano, o volume de vendas no Comércio Varejista registrou queda de 7,7% na comparação com igual período do ano passado.

Nos últimos 12 meses, o índice reduziu 1,9% na comparação com os 12 meses imediatamente anteriores, segundo dados do IBGE. Na receita nominal das vendas do Comércio Varejista, a Paraíba também registrou queda em maio deste ano: 7,9% na comparação com igual mês do ano passado. No acumulado deste ano, a receita nominal do Comércio Varejista caiu 2,5% em comparação com igual período do ano passado. Já nos últimos 12 meses, comparando com o período imediatamente anterior, o índice registrou aumento de 3%, segundo o IBGE.

Varejista ampliado

O volume de vendas no Comércio Varejista Ampliado, que inclui resultados da construção civil e de veículos, caiu 17,5%. Quarto pior desempenho do Brasil na comparação entre maio deste ano e do ano passado na Paraíba. Foi a maior queda da região Nordeste e, no país, perdeu apenas para Acre (-17,6%), Rondônia (-17,7%) e Espírito Santo (-21,7%).

De janeiro a maio deste ano, o índice caiu 11,4% na Paraíba, comparando com igual período do ano passado. Em 12 meses, as vendas do varejista ampliado também registraram queda no estado: -3,6% em comparação com o período imediatamente anterior.

Em relação à receita nominal das vendas do varejista ampliado, a Paraíba apresentou redução de 12,4% em maio deste ano frente igual mês do ano anterior. No ranking regional, foi a maior queda registrada pelo IBGE. De janeiro a maio deste ano, o índice caiu 6,5% em comparação com igual período do ano passado. Por sua vez, nos últimos 12 meses – em comparação com os 12 meses imediatamente anteriores – a receita nominal do comércio varejista aumentou 1,2% na Paraíba.

Relacionadas