domingo, 19 de novembro de 2017
Trabalho
Compartilhar:

Proteção à vida: 70% dos trabalhadores vítimas de acidentes são jovens

Henriqueta Santiago e Maryjane Costa, especial para o Correio / 08 de abril de 2016
Foto: Divulgação
No mês dedicado à prevenção de acidentes do trabalho, MPT sedia reunião  para discutir saúde e segurança de trabalhadores. Levantamento realizado pelo Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base no Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho do INSS mostram dados preocupantes. Mais de 5 mil acidentes de trabalho são registrados todos os anos na Paraíba e mais de 70% das vítimas são do sexo masculino com idade entre 20 e 44 anos. Portanto, trabalhadores jovens, que estão em plena idade produtiva, o que gera grande prejuízo econômico e social aos cofres públicos e a toda sociedade.

De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Proteção 2015, pelo menos R$ 10 bilhões são gastos, por ano, com encargos previdenciários no Brasil. A construção civil ainda é uma das áreas mais vulneráveis.

Subnotificação. Os números de acidentes de trabalho são alarmantes. Mas, a procuradora do Trabalho Myllena Alencar faz uma ressalva: “O número de trabalhadores vítimas de acidentes ainda é maior. Pois, os dados do INSS não incluem os empregados que estão na informalidade”.

Reunião. Na próxima sexta-feira, o Ministério Público do Trabalho na Paraíba vai sediar uma reunião, para reativar a Comissão Permanente Regional Rural (CPRR-PB). Segundo a procuradora Myllena Alencar, o objetivo desse grupo de trabalho é discutir e promover a saúde e segurança dos trabalhadores rurais.

Visita a canteiro de obras em JP

A procuradora Myllena Alencar informou que, dentro da programação do Abril Verde, neste mês, também haverá uma visita a um canteiro de obras de uma grande empresa em João Pessoa, para falar sobre a prevenção de acidentes no trabalho.

O movimento Abril Verde tem o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.

28 de abril

É o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. O mês também foi escolhido por ter outra data importante para o tema: o 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, que foi comemorado ontem.

Leia Mais

Relacionadas