domingo, 19 de novembro de 2017
Economia
Compartilhar:

Restituições começam ser pagas em junho e idosos terão prioridade

Folhapress De São Paulo / 30 de março de 2016
Foto: Arquivo
O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda será pago no dia 15 de junho. O calendário foi publicado ontem na edição do “Diário Oficial da União”.

Na hora de pagar as restituições do IR, a Receita Federal prioriza os idosos (60 anos ou mais), os portadores de doenças graves e os deficientes físicos e mentais.

A prioridade é observada desde que a declaração não tenha pendências, ou seja, que não fique na malha fina.

Os demais lotes serão pagos no mesmo dia, mês após mês, terminando em dezembro.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone (146). Em ambos os casos é preciso ter o número do CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, preenchendo o formulário eletrônico “Pedido de Pagamento de Restituição”, ou diretamente no e-CAC, no serviço “Extrato do Processamento da DIRPF”.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas