domingo, 20 de maio de 2018
Economia
Compartilhar:

Quase metade da população paraibana está endividada

Érico Fabres / 28 de Março de 2018
Foto: Nalva Figueiredo
A economia da capital paraibana praticamente depende de metade de sua população para girar. Ao menos na forma parcelada. Isso porque, segundo dados do Serasa Consumidor, 48% da população economicamente ativa (maior de 18 anos que podem contrair dívidas), estão inadimplentes, ou seja, não possuem créditos para fazer compras, a não ser à vista. São 285,2 mil pessoas em universo de 590,6 mil que estão inadimplentes. No Estado, são 947,6 mil pessoas endividadas, 34% das 2,7 milhões de pessoas economicamente ativas.

O principal motivo do nome sujo são dívidas bancárias, de cartão de crédito, adquiridas e amplificadas em função dos juros altos, a famosa ‘bola de neve’. Visando diminuir estes percentuais negativos, um caminhão itinerante da empresa está em João Pessoa desde essa terça-feira (27) até sexta-feira, das 8h às 18h, na Praça Vidal de Negreiros (Ponto dos Cem Réis), no Centro de João Pessoa.

De acordo com a empresa, será mais uma oportunidade para que o cidadão possa fazer sua autoconsulta de CPF e negociar dívidas. Os serviços ao consumidor também estão disponíveis gratuitamente no site www.serasaconsumidor.com. br, no entanto, como aproximadamente 50% dos brasileiros não têm acesso qualificado à internet e atualmente cerca de 60 milhões de pessoas estão inadimplentes no país, o Serasa Consumidor institui o caminhão itinerante como mais uma opção de limpar o nome.

“A Paraíba não é um dos estados com mais dívidas, está abaixo da média nacional que é de 40% de inadimplentes, porém a situação de João Pessoa inspira cuidados, já que a economia, para crescer, precisa de crédito na praça, e cinco de cada dez pessoas praticamente não possuem”, afirma Daniel

Relacionadas