quinta, 21 de junho de 2018
Economia
Compartilhar:

Oferta de imóveis cresce 179% em João Pessoa

Ellyka Akemy / 15 de julho de 2016
Foto: Arquivo
O montante correspondente aos imóveis à venda em João Pessoa aumentou 179% em pouco mais de seis anos, segundo pesquisa do mercado imobiliário da Capital realizada pelo tecnólogo em negócios imobiliários, Fábio Henriques. Além disso, entre janeiro de 2010 e abril de 2016, aumentou em 77% o número de imóveis disponível para venda na cidade. Tambaú, Bancários e Bairro dos Estados foram os que apresentaram maior percentual de crescimento em relação ao m² nesse período.

O tecnólogo em negócios imobiliários, Fábio Henriques, que estuda o mercado imobiliário pessoense há 11 anos, explicou que analisa mensalmente o número de empreendimentos, o Valor Geral à Venda (VGV) e o valor do m² dos imóveis das construtoras locais. “Fazemos esse levantamento desde 2005. Com os dados, conseguimos monitorar o comportamento e a evolução do mercado imobiliário da Capital”, comentou.

Em janeiro de 2010, havia na cidade 259 empreendimentos à venda. Esse número saltou para 459 em abril deste ano. O bairro de Valentina foi o que apresentou maior crescimento no número de imóveis disponíveis para venda nesse período. A oferta cresceu 633% na localidade. “Esse cenário está associado às construções de pequeno porte voltadas ao Programa Minha Casa Minha Vida”, explicou.

O Bairro dos Estados e o Altiplano completam o ranking dos bairros que apresentaram maior percentual de expansão na oferta de imóveis no período, 250% e 190%, respectivamente. Tambaú apareceu em primeiro lugar em duas categorias: foi o que teve maior percentual de crescimento em relação ao VGV (756%) e ao valor médio do metro quadrado (185%). “O bairro tem excelente localização, mas a oferta de imóveis é muito pequena, com isso o valor agregado aumenta”, explicou Henriques.

Segundo avaliação do tecnólogo em negócios imobiliários, os bairros da orla de João Pessoa apresentarão por muitos anos uma das melhores valorizações no mercado local. Mas, devido à escassez de áreas para adensamento vertical nessas localidades, os bairros Bessa, Valentina, Geisel e Bancários vão continuar crescendo e, consequentemente, ganhando valor de mercado, por ainda terem muitas áreas disponíveis para construções de empreendimentos.

Montante correspondente aos imóveis à venda em João Pessoa

Janeiro de 2010 – R$ 1,1 bilhão

Abril de 2016 - R$ 3,2 bilhões

Variação: 179,33%

 

Relacionadas