domingo, 19 de novembro de 2017
Economia
Compartilhar:

MP libera FGTS como garantia para consignado

Redação com assessoria / 30 de março de 2016
Foto: Divulgação
Foi publicada nesta quarta-feira (30) a Medida Provisória que autoriza o crédito consignado para os trabalhadores do setor provado com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço  (FGTS) como garantia.

A MP de número 719 traz dispositivo que formaliza a medida já anunciada pelo Ministro da Fazenda para permitir a realização de crédito consignado para trabalhadores do setor privado, tendo como garantia até 10% do saldo da conta do trabalhador no FGTS e até 100% do valor da multa rescisória por dispensa sem justa causa.

A iniciativa busca trazer meios para que os empréstimos consignados, operações de crédito que apresentam menores taxas de juros, venham a atender de forma mais significativa os trabalhadores do setor privado, já que atualmente esta modalidade tem se restringido quase que exclusivamente aos servidores públicos e pensionistas do INSS.

O Ministério da Fazenda estima que essa medida pode viabilizar a realização de operações de crédito no montante total de até R$17 bilhões.

Relacionadas