quinta, 24 de maio de 2018
Economia
Compartilhar:

Lotéricos protestam contra a caixa

Edson Verber / 31 de Maio de 2016
Foto: Arquivo
As 320 casas lotéricas da Paraíba, das quais 120 estão instaladas na Grande João Pessoa, deixarão de receber pagamento de qualquer conta nos próximos dois sábado (4 e 11 de junho) em protesto ao valor da remuneração por cada autenticação. O protesto será nacional contra a defasagem das tarifas repassadas pela Caixa Econômica Federal aos correspondentes. Segundo a categoria, não há reajuste nessas operações há dois anos.

Marlene Falcão lamentou que a situação entre os lotéricos e a Caixa tivesse chegadao a esse estágio. “Nós recebemos remuneração por cada autenticação de conta recebida que fazemos. Não importa se a conta é de R$ 10 ou R$ 1 mil. E esta remuneração está sem reajuste há dois anos. Infelizmente, fomos orientados pelo Sindicato Nacional das Lotéricas a não revelar de quantos por cento é a defasabem e nem quanto recebemos por cada documento autenticado. Mas se a inflação está na casa dos 10% ao ano, você imagine, disse a lotérica, que é presidente do Sindicato dos Empresários Lotéricos da Paraíba.

Negociação não avança

A correspondente afirmou que o Sindicato Nacional vem tentando negociar com a Caixa Econômica há mais de ano. “Só na Paraíba, mais de sete mil empregos diretos são gerados pelo nosso seguimento”, disse.

Marlene Falcão lembrou a importância dos serviços das lotéricas, que são capazes de diminuir as filas bancárias. Ela garantiu que “o reajuste não vai onerar os clientes, pois o pleito dos empresários é para atualizar o valor da tarifa paga pela Caixa. Acontece que, apesar de ter o reajustado o valor dos serviços para cobrança e pagamento de boleto, a Caixa vem se negando a reajustar os valores pagos a seus correspondentes”.

Leia Mais

Relacionadas