sexta, 22 de junho de 2018
Economia
Compartilhar:

Paraibanos correm contra o tempo e mais de 20 mil declararam IR em apenas 12 horas

Edson Verber / 29 de abril de 2016
Foto: Divulgação
Mais de 80% dos 290 mil contribuintes da Paraíba entregaram suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física exercício 2016, ano base de 2015 sendo que 90% o fez via internet. Até as 10h12 da manhã desta sexta-feira (29) - último dia de prazo - a Receita Federal de João Pessoa já havia registrado a chegada de 244 mil declarações, ou 84% do total. Até o final da tarde dessa quinta-feira (28), os paraibanos haviam enviado 223.490 declarações, o que mostra que em pouco mais de 12 horas 20,5 mil declarações foram feitas na Paraíba.

As informações são delegado adjunto da Receita, em João Pessoa, Hamilton Sobral Guedes, que destacou o fato de o brasileiro vir mantendo a tradição de deixar as coisas para última hora, uma vez que até a quinta-feira, penúltimo dia de entrega, somente 23% dos 290 mil contribuintes terem feito a entrega.

“O fato de deixar para última hora tem um víeis cultural do nosso povo, mas, por outro lado, existem os contribuintes que têm dificuldades para juntar os documentos necessários, principalmente, na parte dos que têm imposto a pagar. Os que têm restituição a receber entregam nas primeiras semanas” – avaliou Hamilton Sobral.

Corroborou

Lembrou que a multa por atraso na entrega da declaração será de 1% ao mês-calendário, limitado a 20%. O valor da multa mínima é de R$ 165,74. Portanto, o valor máximo da multa dependerá do imposto devido.

A contadora Maria Aparecida dos Santos, com escritório no Centro de João Pessoa, corroborou com as avaliações do Delegado, ao destacar que “os meus clientes de última hora são justamente aqueles que têm de trazer vários documentos pra embasar a declaração e não ter de fazer retificações depois. Quando não conseguem juntar a documentação, fazemos uma declaração inicial, pois o atraso na entrega leva ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e a máxima 20% do imposto sobre a renda devido”.

Relacionadas