quinta, 19 de julho de 2018
Teatro
Compartilhar:

Peça ‘Os Homens do Triângulo Rosa’ será encenada amanhã e sexta em João Pessoa

André Luiz Maia / 20 de julho de 2016
Foto: Luciane Pires Ferreira/Divulgação
O Holocausto é lembrado por sua perseguição aos judeus, porém, algo que pouca gente sabe, os homossexuais também eram alvos em potencial dos nazistas. Para lançar luz a respeito dessa história, a Companhia Teatro ao Quadrado, do Rio Grande do Sul, fez Os Homens do Triângulo Rosa, uma adaptação de Bent, de Martin Sherman. O espetáculo estará apenas amanhã e sexta, no Teatro Paulo Pontes, com apoio do Ministério da Cultura e da Petrobras.

A diretora Margarida Peixoto salienta a importância de realizar esse resgate histórico diante de um momento delicado da atualidade. "Considerando a crescente perseguição a homossexuais no Brasil, a homofobia em total descontrole e o país sendo campeão mundial de assassinatos de travestis, achamos que era muito importante encenar isso, levar para o teatro e mostrar para o maior número de pessoas possível", explica.

Ela e seu marido, o ator e dramaturgo Marcelo Ádams, em busca de temas interessantes para desenvolver novos roteiros, se depararam com esse recorte do Holocausto e se surpreenderam com a falta de discussão a respeito.

"Historicamente isso nunca é comentado. Nós mesmos não sabíamos. Os gays eram levados aos campos de concentração, julgados e lá eram considerados a escória, abaixo de todas as categorias, abaixo dos judeus, dos loucos, dos ciganos, dos doentes e dos criminosos, considerados aberrações", conta.

A história é dividida em dois atos, ambos girando em torno de um homem chamado Max, interpretado por Ádams. "A peça se passa, em um primeiro momento, em uma Berlim um pouco antes da II Guerra. Era uma cidade libertária, onde os homossexuais tinham seus guetos. No entanto, em uma noite, a polícia secreta invade e prende todo mundo", explica a diretora. Depois, já no campo de concentração, ele troca o triângulo rosa pela estrela amarela, que identifica judeus.

‘Os homens do Triângulo Rosa’

Da Cia. de Teatro ao Quadrado (RS)

Quinta e sexta, às 20h. No Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa – 3211.6214 – https://www.facebook.com/funescgovpb).

Duração: 2h.

Classíficação: 14 anos

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia e classe artística), à venda nas lojas Furtacor (shoppings MAG e Sul) ou na bilheteria (dias da peça, a partir das 13h)

Leia Mais

Relacionadas