domingo, 19 de novembro de 2017
Teatro
Compartilhar:

Peça de Tarcísio Pereira coloca frente a frente João Pessoa e João Dantas

Renata Escarião / 01 de abril de 2016
Foto: Antônio David/Divulgação
O Grupo Sagarana Produções Teatrais, de João Pessoa, estreia hoje em Guarabira o espetáculo De João para João, no Teatro Municipal Geraldo Alverga, às 20h. O espetáculo, que também será apresentado amanhã, tem como tema o assassinato de João Pessoa, governante da Paraíba em 1930.

Tarcísio Pereira escreve, dirige e atua na peça. A dramaturgia se baseia numa carta escrita por João Dantas, assassino de João Pessoa, dias antes de cometer o crime, estopim da Revolução de 1930.

“É um diálogo entre os dois, do começo ao fim. Na realidade eles nunca se conheceram pessoalmente, só no momento do crime, então, no espetáculo, eu coloco os dois frente a frente antes do tiro atingir João Pessoa. João Dantas faz as acusações contidas na carta e João Pessoa se defende delas”, relata Tarcísio.

O famoso crime de 26 de julho, na Confeitaria Glória, em Recife, é mostrado num ambiente de notícias da época, com informações curiosas da história da Paraíba. Tarcísio Pereira interpreta João Pessoa e Flávio Melo aparece no papel de João Dantas.

“Fiz uma intensa pesquisa durante três meses conhecendo as teses de diversos historiadores sobre o ocorrido. É um verdadeiro tiroteio verbal entre os dois, onde destaco também o caráter humano de ambos”, conta Tarcísio.

A peça passará por Campina Grande (terça e quarta, no Teatro Municipal Severino Cabral), Pombal (dias 22 e 23 de abril, no Cineteatro Murarte), e João Pessoa (aos sábados e domingos de 14 a 29 de maio, no Teatro Paulo Pontes).

‘De João para João’

Do Grupo Sagarana Produções Teatrais

Hoje e amanhã, às 20h.

No Teatro Municipal Geraldo Alverga (Pça. Antônio Guedes, Centro, Guarabira).

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Relacionadas