sexta, 22 de junho de 2018
Teatro
Compartilhar:

Grupos paraibanos preparam peças de teatro infantil para o 2º semestre

André Luiz Maia / 06 de maio de 2016
Foto: Divulgação
As férias escolares se aproximam e, com elas, os grupos de teatro paraibanos preparam espetáculos para agradar os pequenos – e também os grandinhos. Já conhecidos por trabalhar com peças do gênero, a Cara Dupla Cia. de Teatro e a Arretado Produções Artísticas já têm datas definidas para entrar em cartaz.

Ambas trazem novas temporadas para espetáculos já estreados, no mesmo local e no mesmo período. A Cara Dupla apresenta Pinóquio, enquanto a Arretado traz sua versão para Branca de Neve. Os espetáculos ficam em cartaz durante todo o mês de julho, às sextas, sábado e domingos, no Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra.

Com direção de Nelson Alexandre, a Arretado faz uma adaptação fiel à fábula da Branca de Neve. Em um reino muito distante, uma rainha, que adorava costurar, picou seu dedo em uma agulha. Ao dar a luz a uma filha alva como a neve, ela falece, deixando o rei desolado. Ao buscar outro casamento, acaba se casando com uma mulher gananciosa que, após a morte do rei, disputa a herança do reino com a pequena Branca de Neve. No elenco, os atores Mariana Petite, Marcel Liberato, Aymê Vasconcelos, Sanzia Márcia, Sergio Nazza e Maronilton Henrique.

Quem também é bastante fiel à história original para sua adaptação é Romildo Rodrigues, que também assina a direção de Pinóquio. A história do boneco que queria virar gente ficou mais conhecida por conta do estrondoso sucesso da adaptação cinematográfica da Disney. No entanto, o roteiro original veio dos livros, no século XIX, mais precisamente em 1883, escrito pelo italiano Carlo Collodi (1826-1890).

Tudo começa com o desejo do bondoso carpinteiro Gepeto de ser pai. Com dedicação e afeto, ele fabrica para si um boneco de madeira e o chama de Pinóquio. Durante a noite, uma fada visita a oficina de Gepeto e dá movimentos e consciência ao brinquedo. Pinóquio, no entanto, quer mesmo é ser um menino de verdade, como seus amigos. Para isso, precisa provar que é valente, generoso e sincero. Em meio a todas as aventuras, ele ainda tem de aprender a controlar seu curioso nariz, que cresce a cada mentira contada.

O elenco é composto por Alexandra Oliveira (Pinóquio), Estéfane Dantas (João Honesto e outros), Bruna Brito (Fada Azul e outros), Carol Meireles (Gideão e outros), Miguel Reberth (Gepeto e outros), Judson Magnus (Stromboli e outros) e Billy William (Grilo e outros). Um diferencial da montagem é a presença do pequeno Iago Vital, que interpreta a versão humana do Pinóquio, no final do espetáculo.

 

Relacionadas