quinta, 20 de setembro de 2018
Show
Compartilhar:

Troféu Gonzagão vai reunir 150 artistas e homenagear o compositor Zé Dantas

Francisco José / 14 de abril de 2016
Foto: Chico Martins
Cento e cinqüenta artistas, entre instrumentistas, cineastas, produtores, compositores e intérpretes participam do Troféu Gonzagão 2016, considerado como uma espécie de Oscar da Música Nordestina; e o ponta pé inicial dos festejos do Maior São João do Mundo. O lançamento da programação ocorreu na manhã de ontem, durante coletiva de imprensa, e café da manhã no Garden Hotel em Campina Grande.

No local será realizada a premiação às 19h do dia 17 de maio, em meio a um jantar de adesão. O Troféu, que chega neste ano à sua oitava edição (começou em 2008), homenageia neste ano o compositor Zé Dantas, um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga. A cantora paraibana Elba Ramalho, madrinha do evento, já confirmou presença, a exemplo do que ocorreu nas edições anteriores.

No texto de lançamento do Troféu Gonzagão, os organizadores ressaltam que, “se o Velho Lua (Luiz Gonzaga) era o Rei do Baião, Zé Dantas era o doutor, aquele a quem devemos alguns dos maiores clássicos cantados por Gonzaga, como Vem Morena, Cintura Fina, A Volta da Asa Branca, Acauã, Xote das Meninas, ABC do Sertão; e O Xen-nhen-nhen”.

O homenageado será representado por Yolanda Dantas, viúva do compositor; e por sua neta, a cantora Marina Elali. Herdeira do talento do avô, Marina se formou em música e canto nos Estados Unidos e já consolidou carreira artística no Brasil. Em 2014 ela lançou o CD/DVD Marina Elali Duetos, produção, na qual prestou homenagem a Luiz Gonzaga e Zé Dantas.

Rilávia Cardoso, uma das organizadoras do Troféu Gonzagão afirmou que o evento agora não é apenas da Música Nordestina, mas da Música Popular Brasileira.

Além de Zé Dantas, serão homenageados com o Troféu Gonzagão, o músico e instrumentista baiano Carlinhos Brown; o instrumentista, compositor e cantor paraibano Pinto do Acordeon; e ainda, o repentista Ivanildo Vila Nova; o compositor Xico Bezerra; o acordeonista Mahatma Costa; o cineasta francês Bernard Robert Charrue; o empresário e investidor Pierre Landolt; o maestro Rodolf Forte; os compositores e intérpretes paraibanos Flávio José e Edmar Miguel; a cantora e compositora Antônia Amorosa; o músico Del Feliz; e o tocador de pífano Zé do Pife, que completou 50 anos de carreira.

Troféu Gonzagão 2016

Data: 17 de maio

Horário: 19h

Local: Garden Hotel

Homenageado: Zé Dantas

Madrinha: Elba Ramalho

Leia Mais

Relacionadas