Acesso

Cultura
Compartilhar:

Cinema: ‘Samba’ estreia nesta quinta-feira em João Pessoa

André Luiz / 09 de julho de 2015
Foto: Divulgação
Depois de ser apresentado em primeira mão no Festival Varilux, Samba (Samba, França, 2014) estreia para valer no circuito comercial em João Pessoa. Dirigido pela mesma dupla de Intocáveis e estrelado por Omar Sy (também de Intocáveis) e Charlotte Gainsbourg (Anticristo, Ninfomaníaca), trata-se de uma comédia romântica singela que utiliza o romance do casal para tratar de outras questões.

Acompanhamos a história de Samba Cissé (Omar Sy), um imigrante senegalês que vive com seu tio em Paris e sobrevive à custa de bicos. Quando é ameaçado de ser expulso do país e busca regularizar a documentação, sua vida cruza com a de Alice (Charlotte Gainsbourgh), executiva licenciada por conta de estresses no trabalho que presta serviços a uma ONG que auxilia imigrantes. Com o tempo, mesmo sendo alertada pela amiga e colega de trabalho que não deveria se envolver com nenhum dos clientes, ela acaba se envolvendo afetivamente com Samba.

Embora haja espaço considerável para o romance dos dois, a história se concentra em mostrar os perrengues enfrentados por Samba dentro de uma sociedade segregadora e que olha de maneira enviesada para os “diferentes”. A temática dos excluídos não é uma novidade para os Éric Toledano e Olivier Nakache, sendo trabalhada também em Intocáveis, na relação entre um rico tetraplégico francês e seu auxiliar de enfermagem senegalês.

A ideia original da dupla era tratar o sofrimento no trabalho, na qual a história giraria ao redor de Alice e sua insatisfação com sua ocupação, desencadeando um burnout, estafa advinda do estresse. No entanto, ao encontrar a escritora Delphine Coulin, que conta a história de um imigrante do Mali em Samba pour la France, Toledano e Nakache modificaram o roteiro.

O Brasil entra discretamente no filme, através da trilha sonora, que inclui “Take it easy, my brother Charles”, de Jorge Ben Jor, e “Palco”, de Gilberto Gil, e através do personagem Wilson (Tahar Rahim).

Relacionadas