segunda, 21 de agosto de 2017
Música
Compartilhar:

Projeto do Sesc traz quatro grupos que apresentam música tradicional

André Luiz Maia / 25 de agosto de 2015
Foto: Divulgação
Revelar os sons que, por vezes, estão escondidos nos recantos do Brasil. Com este objetivo, o projeto Sonora Brasil, do Sesc, chega à Paraíba com performances de grupos de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Maranhão. As apresentações acontecem até quinta no Sesc Centro Campina Grande, e sexta, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. No Sesc Guarabira, também há programação quinta e sexta. Os shows começam sempre às 20h, com entrada gratuita.

Há três grupos que são representações tradicionais de segmentos do trabalho rural e um diferencial: o grupo Ilumiara, de Minas Gerais, que é formado por cinco músicos de Belo Horizonte que fazem um trabalho de pesquisa sobre a tradição do canto popular do cotidiano. Letícia e Marcela Bertelli (canto), Alexandre Loor (rabeca), Carlinhos Ferreira (percussão) e Leandro César (violão e marimba) transformam as cantorias mineiras em um show musical, criando arranjos próprios.

“Diferente dos grupos de tradição, somos artistas que levam as músicas para o palco, com uma proposta mais estética. Os arranjos tentam se aproximar do colorido das canções originais”, explica Letícia Bertelli.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba

Relacionadas