quarta, 21 de fevereiro de 2018
Música
Compartilhar:

Projeto do Sesc celebra composições e arranjos de Tom K com recital

André Luiz Maia / 13 de setembro de 2016
Foto: Divulgação
Hoje, o Sesc Partituras presta homenagem ao compositor paraibano Tom K. Seu repertório é interpretado por diversos músicos também paraibanos em uma performance na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, do Departamento de Música da UFPB.

Um time grande se une para interpretar suas peças. Estão confirmados o pianista Raphael Funchal, os violinistas Luis Ricardo Queiroz, Jonathan Martins e Fábio Henrique, a flautista Thalyana Barbosa, a clarinetista Fabiana Santos e o baixista José Ilton Nunes. Além disso, também há as vozes de Maria Odília, Daniele Resende, Gabriela Ricci, Elza Leão, Daniela Gramani, Caroline Pacheco, Ana Catarina. O concerto também conta com a participação da Orquestra de Violões e o Coral Gazzi de Sá.

As peças apresentadas foram escolhidas pelo próprio maestro, a exemplo de “Apanhei-te c’a vaquinha, ó mana deixa eu í”, “Modulus”, “Babando no cangote”, “Bendita flor, bendito fruto”, “Catiti” e “Cairê”. “Optei por escolher algumas cirandas e marchinhas, mas também canções”, justifica Tom K.

Compositor versátil, ele começou a compor quando tinha seus 20 anos, na época aluno do maestro José Alberto Kaplan em um curso de composição musical. “Kaplan nos ensinava os detalhes da música erudita, mas aproveitei todo aquele conhecimento para aplicar nas composições populares que eu já fazia”, explica.

O maestro é bacharel em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especialização em música do século XX e mestrado em regência coral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é o chefe do Departamento de Educação Musical da UFPB.

Leia Mais

Relacionadas