segunda, 19 de fevereiro de 2018
Música
Compartilhar:

Grandes nomes do instrumento se apresentam hoje no Scandalli Day

André Luiz Maia / 20 de agosto de 2016
Foto: Divulgação
Instrumento que se tornou um dos principais símbolos do Nordeste, a sanfona ganha neste fim de semana um momento especial para celebrá-la. O Scandalli Day, promovido pela fábrica italiana de acordeons, reúne nomes de peso, como Oswaldinho do Acordeon, Luizinho Calixto, Helinho Medeiros, Mahatma Costa e o italiano Mirco Patarini em um concerto realizado amanhã, a preços populares. O dinheiro arrecadado será revertido em doações para a Vila Vicentina.

O músico Helinho Medeiros, que além de tocar também faz parte da produção local do evento, explica a importância da edição nordestina do Scandalli Day. "Esse evento acontece em São Paulo e em Porto Alegre. No Nordeste, a escolha como João Pessoa para representar a região é importante, não apenas por sua tradição na sanfona, mas por ter, na universidade federal, o único curso de nível superior no instrumento", salienta.

A proposta do evento, alerta o músico, não é fazer propaganda ou vender produtos da Scandalli, mas dar visibilidade à sanfona e aos artistas talentosos da terra.  "Queremos colocar o instrumento no lugar que ele merece", completa Helinho. O repertório da performance da noite de amanhã irá desde o repertório erudito, ensinado nos cursos de sanfona da UFPB, até o popular fole de oito baixos de Luizinho Calixto.

Na segunda-feira, no Auditório I do Mezanino 2 do Espaço Cultural, os músicos se reúnem, em um bate-papo com entrada franca, contando a história do instrumento, os mitos e verdades que o cercam e o processo de fabricação de uma sanfona.

Scandalli day

Amanhã, às 20h. Na Sala José Siqueira (Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa).

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), mais um quilo de alimento não perecível

Informações: 9.9952.1067

Relacionadas