terça, 19 de junho de 2018
Música
Compartilhar:

Fim de semana de concertos com Sinfônica de JP e Orquestra de Violões

André Luiz Maia / 14 de maio de 2016
Foto: Divulgação
Dois concertos estão programados para acontecer neste fim de semana em João Pessoa. A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) dedica hoje apresentação ao compositor Clóvis Pereira, pioneiro do Movimento Armorial, enquanto a Orquestra Paraibana de Violões (OVPB) comemora amanhã seus 24 anos de existência com uma performance na UFPB.

A Sinfônica Municipal passeia pelo repertório do pernambucano Clóvis Pereira, um dos nomes mais respeitados da música erudita no Nordeste. Dentre as peças tocadas na noite, estão "No reino da pedra verde", "Abôio" e "Galope", que compõem a obra intitulada "Três peças nordestinas", composta em 1971.

O concerto tem início com "Abertura festiva", seguida por "Concertino para violino e orquestra e cordas em Lá Maior". Outra peça apresentada é "Lamento e dansa brasileira", que encerra o programa da noite. O solista convidado é o violinista Clóvis Pereira Filho, filho do homenageado, que é spalla (como é chamado o primeiro-violino de uma orquestra) da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro, e este ano entrou para o quadro da OSMJP.

Nas UFPB, a Orquestra de Violões convidou o professor e maestro Tom K para preparar os arranjos e conduzir a orquestra amanhã. Além disso, o concerto contará com vários convidados, entre eles ex-integrantes, músicos e o Coral Universitário Gazzi de Sá.

Algumas das músicas apresentadas são de autoria do próprio Tom K, a exemplo do chorinho "Babando no cangote" e da música "É por aí", passando por obras de diversos compositores como Dilermando Reis, João Pernambuco e Nelson Ferreira, finalizando com o samba "O que será" de Chico Buarque e Milton Nascimento.

Orquestra Sinfônica de João Pessoa

Hoje, às 18h. No Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Professor Geraldo Von Sohsten, 193, Jaguaribe, JP).

Entrada franca

Orquestra de Violões da Paraíba

Amanhã, às 19h. Na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (UFPB, campus I, João Pessoa).

Entrada franca

Relacionadas