segunda, 24 de setembro de 2018
Música
Compartilhar:

Cátia de França faz show na Sala José Siqueira para lançar seu novo disco

André Luiz Maia / 22 de julho de 2016
Foto: Divulgação
De volta a terras paraibanas, a cantora e compositora Cátia de França mostra seu novo trabalho, o álbum Hóspede da Natureza, lançado na semana passada pelo selo Natura Musical. No show de João Pessoa, ela conta com as participações de Seu Pereira e Totonho para traçar um repertório que também resgata canções de seus discos pregressos.

Em termos de sonoridade, o disco é eclético, passando por reggae, blues, bossa nova, rock e bumba-meu-boi. A faixa-título e o espírito do trabalho de maneira geral tem como ponto de partida o livro Walden (ou A Vida dos Bosques). Outro escritor que também é referenciado em Hóspede da Natureza é Manoel de Barros, na canção "Grandezas pantaneiras".

A relação com a literatura não é novidade ao se falar de sua carreira. 20 Palavras ao Redor do Sol, de 1979, e No Bagaço da Cana, Um Brasil Adormecido, de 2012 são dois de seus trabalhos que se inspiram ou mesmo adaptam trechos das obras dos João Cabral de Melo Neto e José Lins do Rego, respectivamente.

Essa intimidade com a palavra escrita começou logo na infância. Sua mãe era professora e a incentivava sempre a ler. "Lá em casa, a coisa mais importante não era nem o fogão, nem geladeira, nem fogão a gás, coisa nenhuma. Se faltasse manteiga tudo bem, mas não podia faltar livros. Mamãe investia tudo que podia. Ela tinha uma das maiores bibliotecas, não em quantidade, era em qualidade", conta.

Na época, começou com a literatura infantil, como os clássicos de Monteiro Lobato e O Pequeno Príncipe, e a enciclopédia infantil Tesouro da Juventude. Depois disso, não parou mais.

"Eu fico feliz da vida quando compro uns quatro ou cinco livros, sempre estou lendo dois ou três e procurando mais", revela. Além da música, ela também lançou os livros Falando de Natureza Naturalmente, voltado para o público infantil, além dos cordéis Zumbi em Cordel, A Peleja de Lampião Contra a Fibra Ótica e Manual de Sobrevivência, que resgata a sua trajetória.

Cátia de França

Hoje, às 20h. Na Sala José Siqueira (Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa).

Ingressos: R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia)

Relacionadas