quarta, 20 de junho de 2018
Literatura
Compartilhar:

Paraibana radicada em São Paulo lança novo livro de poesia em JP

André Luiz Maia / 11 de agosto de 2016
Foto: Divulgação
Socorro Lira afirma que a canção sempre pulsou mais forte em sua vida, mas a necessidade de se comunicar transborda e escorre pelos limites da música. É na palavra que ela descobre sua forma mais crua de expressão. A artista está hoje em João Pessoa para divulgar seu livro de poesias, A Pena Secreta da Asa, lançado hoje n’A Budega Arte Café.

O primeiro livro veio em 2007, em uma edição caseira, chamado Aquarelar. Em 2014, Socorro lança este novo de maneira independente. No ano seguinte, a convite do escritor Daniel Munduruku, veio uma nova oportunidade de circular com o material, através da UK’A Editorial.

Ao todo, são mais de 100 poemas inéditos com temas variados, que versam sobre temas universais, como amor, felicidade, delicadeza e perseverança. Apesar de ter deslanchado com a carreira de cantora, Socorro afirma que o desejo de escrever sempre foi latente. “Desde muito cedo quis ser escritora. Venho do interior do Nordeste, que é muito poético, com uma herança forte de Portugal”, explica.

Nascida em Brejo do Cruz, Socorro Lira teve acesso logo na juventude a cordéis e livros de poesias de escritores como Patativa do Assaré, Augusto dos Anjos, Auta de Souza e Castro Alves, além de mergulhar nos clássicos portugueses de Camões, Fernando Pessoa e Florbela Espanca. Ao mesmo tempo, fazia parte de um grupo de teatro de rua amador. “Mas foi a música mesmo que acabou tomando corpo e aconteceu de ser a linguagem mais forte para mim”, completa.

Por ser compositora, uma questão: afinal, as letras de Socorro já não seriam poesias? Ela é cautelosa ao falar sobre. “Tem poesia que pode ser musicada, mas nem toda letra é uma poesia. Às vezes, a letra é apenas uma construção de uma narrativa, que não tem recursos que a poesia tem, como a figura de linguagem, da metáfora. É difícil definir esse limiar, mas, à medida em que a gente vai mergulhando na poesia a gente vai percebendo essas nuances”, argumenta.

"A pena secreta da asa”

De Socorro Lira

Editora: Uk’A. Páginas: 108. Preço: R$ 25,90

Lançamento hoje, às 19h. Em A Budega Arte Café ((Rua Artur Américo Cantalice, 197, Bancários - https://www.facebook.com/abudegacafe).

Entrada franca

Relacionadas