sábado, 17 de fevereiro de 2018
Literatura
Compartilhar:

Oficina de Literatura com Ana Paula Maia começa quinta

André Luiz Maia / 25 de julho de 2016
Foto: Divulgação
Com o objetivo de fomentar a produção literária, estimular o intercâmbio entre escritores, professores e alunos, o Sesc promove o Arte da Palavra: Programa Sesc de Criação Literária. A segunda fase do projeto em João Pessoa é realizada nos próximos dias 28 e 29 de julho, sempre às 19h, no Sesc Centro.

Neste módulo, a escritora fluminense Ana Paula Maia ministra um workshop de criação literária intitulado “A Construção da Narrativa Dinâmica”, que vai trazer algumas técnicas para estabelecer os chamados ganchos em uma narrativa literária, o desenvolvimento da história e de seus personagens e como guiá-los até a conclusão da história. Ana Paula é autora de livros como De Gados e Homens (2013), Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos (2009) e A Guerra dos Bastardos (2007).

De acordo com a escritora, a ideia é fazer com que os alunos entendam as dinâmicas de um texto literário na hora de desenvolverem suas próprias narrativas. “A dificuldade maior é identificar os elementos da narrativa. Aqueles que começaram a escrever há pouco tempo têm dificuldade de escrever uma história com começo, meio e fim. Na oficina, eu faço alguns exercícios para ajudar a melhorar essa dinâmica”, pontua Ana Paula Maia.

Mas, além da própria literatura, ela também utiliza outros elementos para ajudar seus alunos. “Eu gosto de trabalhar o aspecto de narrativa em geral. Apesar de focarmos na literatura, eu gosto de dar muito exemplo de cinema. É uma oficina que funciona também como desenvolvimento de roteiro, ou desenvolvimento de argumento. A base de construção da narrativa de forma geral é muito semelhante”, explica.

Os interessados podem se inscrever pessoalmente no Setor de Cultura do Sesc Centro João Pessoa, entre 8h e 17h, ou solicitar uma ficha de inscrição através do e-mail priscilaaraujovital@gmail.com.

Relacionadas