quinta, 22 de fevereiro de 2018
Literatura
Compartilhar:

La Habana Vieja, de Políbio Alves, será lançado nesta terça em Recife

André Luiz Maia / 19 de setembro de 2016
Foto: Divulgação
O escritor paraibano Políbio Alves prepara desde 1998 um livro sobre Cuba, o país centro-americano que divide opiniões, mas que traz uma carga histórica e simbólica importante para a América Latina. O resultado dos estudos e das aventuras de Políbio pelo país resultou em La Habana Vieja: olhos de ver, que é lançado nesta terça-feira (20) em Recife, no Auditório do Centro de Educação da UFPE, a partir das 18h30.

O livro é um grande poema que pinta um retrato da nação cubana, desde sua origem até os dias atuais, exaltando os pequenos detalhes da cultura cubana que são ignorados pelos estrangeiros. “O que mais me impactou ao ir para lá é a educação dos cubanos, em todos os sentidos. Nunca havia sido tratado com tanto respeito como escritor como lá em Cuba. É uma lição que o Brasil precisa seguir”, explica.

A obra apresenta personagens importantes da história do país, desde o Padre Bartolomé De Las Casas, o cacique Matuey, passando pelo General Máximo Gómes, chegando até ao herói nacional de Cuba, José Martí. Apesar de tocar no nome de grandes figuras, ele ressalta que a obra não é panfletária. “Não sou comunista nem prego essa ideologia, mas é importante observar as conquistas que a população teve através dos anos”, pontua o poeta.

Além de La Habana Vieja, outros livros de Políbio serão apresentados em espanhol durante lançamento em Cuba, que deve acontecer ainda este ano.

Relacionadas