quarta, 21 de fevereiro de 2018
Literatura
Compartilhar:

Humanidade em torno do futebol é tema de crônicas

André Luiz Maia / 12 de julho de 2016
Foto: Divulgação
O jornalista esportivo Phelipe Caldas apresenta hoje seu primeiro livro de crônicas. Em Além do Futebol – Paixões, Dores e Memórias sobre um Jogo de Bola, ele reúne 71 textos que partem do futebol para falar das relações humanas em torno do esporte favorito do brasileiro.

Apesar da centralidade do tema, ele alerta que o livro é direcionado para também quem não gosta do esporte. “O futebol conecta as pessoas a uma série de outras questões. Amor, dor, saudade, memória, vida, morte. Isso não pode ser desprezado. O futebol retrata o cidadão tal qual ele é. Gentileza, emoção, saudosismo se acentuam em meio ao futebol. E é sobre tudo isto que fala o livro”, defende Phelipe.

Ele começou a escrever crônicas como uma maneira de lidar com uma fatalidade em sua vida pessoal. “Sempre fui um jornalista muito formal, muito sisudo em meus textos. Mas de repente, depois da morte de meu pai, em 2012, comecei a me arriscar mais com crônicas, que me davam uma liberdade maior para criar e para inovar. Fazia bem para mim. Ajudava-me a relaxar, em meio a um momento que estava completamente devastado emocionalmente”, relembra.

O livro também será lançado em Campina Grande, no próximo domingo, às 11h30, no Boteco, no Alto Branco.

Além do futebol – paixões, dores e memórias sobre um jogo de bola”

De Phelipe Caldas

Editora: Ideia. Páginas: 174. R$ 40

Lançamento hoje, às 19h. Na Usina Cultural Energisa (Av. Juarez Távora, 243, Torre, João Pessoa – 3221.6343 / 3221.4985 - http://www.usinaculturalenergisa.com.br).

Entrada franca

Leia Mais

Relacionadas