segunda, 19 de fevereiro de 2018
Literatura
Compartilhar:

Festa Literária Internacional: Maria Valéria representa a PB na roda de debates

André Luiz Maia / 29 de junho de 2016
Foto: André Luiz Maia
Antes mesmo de começar a programação oficial da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, os espaços paralelos já dão a tônica da 14ª edição de um dos principais eventos de literatura do país. No Espaço Itaú Cultural de Literatura, as escritoras Andrea Del Fuego, Ana Maria Gonçalves, Conceição Evaristo e a paulista que há anos mora na Paraíba Maria Valéria Rezende, vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura do ano passado, participam do encontro De Onde Escrevo, mediado pela também escritora Roberta Estrela D'Alva.

Na pauta, elas apresentam sua percepção de mundo e como isso as influencias na hora de escreverem seus livros. Maria Valéria Rezende, autora do premiado Quarenta Dias e que está com seu novo livro, Outros Cantos, publicado pelo selo Alfaguara da editora Objetiva, acredita que sua literatura tenta fugir de um narcisismo que é tentador.

"Eu prezo muito pela sensação do semi-estranho. Acho que minha literatura, mais do que uma permanência, é um lugar de passagem. Escrevo sobre o que eu vejo dos outros, que são diferentes de mim, ao invés de falar sobre mim mesma, sobre aquele reflexo no espelho", comenta.

A mineira Conceição Evaristo, autora dos livros Insubmissas Lágrimas das Mulheres e Olhos D'Água, que tem um trabalho voltado para as questões raciais e de gênero, criticou a própria programação oficial da Flip, que dá pouco espaço para vozes mais plurais.

"A nós negros, é dada uma espécie de cidadania lúdica. Dar visibilidade a cantores e atletas é estar em um lugar-comum. É preciso mostrar negros, mulheres e gays como professores, intelectuais, especialistas, escritores. Não é inserir um negro ou uma mulher para 'cumprir uma cota', mas sim compreender a importância dessas vozes e como elas são enriquecedoras para a sociedade como um todo", salienta.

*(O repórter está realizando a cobertura da Flip a convite do Itaú Cultural)

Relacionadas