quinta, 24 de maio de 2018
Literatura
Compartilhar:

Erotismo é o tema do novo livro do escritor Linaldo Guedes

André Luiz Maia / 06 de julho de 2016
Foto: Assuero Lima
ironia contida em cada vocábulo ou seduzir. É na sedução que Linaldo Guedes aposta em seu novo livro de poesias, Tara e Outros Otimismos, lançado pela editora Patuá. Em 120 páginas, o paraibano despeja poemas já publicados em livros anteriores e cerca de 50 inéditos.

Para apresentar o quarto livro de poesias do autor, a festa de lançamento n'A Budega Arte Café contará com show do cantor Geovan Morais e uma apresentação performática de Amanda Vital, com participação de Eliézer Silva. Guiando o evento, está a apresentação de Lenilda Guedes.

A obra conta com a capa de Leonardo Mathias e um prefácio da poeta mineira Adriane Garcia. No texto, ela classifica o livro de Linaldo como "uma grata surpresa", pela sensibilidade ao tratar de um assunto como o sexo. "Não é sempre que nos deparamos com um livro temático sobre o sexo que não aflua para o puramente vulgar ou para uma antilírica tão exacerbada que faça perder toda força poética ou, ainda, perder aquela fronteira controversa entre o erótico e pornográfico", analisa.

O próprio poeta admite que ficara reticente em lançar o livro. "Tive muito receio, pois as pessoas andam muito armadas. E é um livro com poemas eróticos escritos por um hétero. Mas contei com a ajuda de muitas mulheres", explica Linaldo Guedes. Também no prefácio, Adriane salienta a proximidade que o poeta demonstra ao escrever sobre o tema e a sinceridade nas palavras. "É sobre sua existência real que fala, é sobre o sexo como matéria, é sobre o eu-lírico que experiencia o encantamento pelo sexo feminino, o prazer pelo gozo que o sexo oferece e os sentimentos que podem acompanhá-lo”, pontuou a mineira.

Além do crivo de Adriane, os poemas também passaram pela leitura atenta de outras mulheres. Durante a fase de pré-lançamento ele fez uma série de vídeos com vinte mulheres declamando poemas do livro, todos postados em seu canal do YouTube.

Dentre elas, estão Amanda Vital, Alessandra Cantero, Lourdinha Dantas, Wilka França, Solange Gualberto, Bia Kelly, Laila Alvarenga, Débora Gil Pantaleão, Tathyana Martins, Anna Apolinário, Veruza Guedes, Fidélia Cassandra, Mirtes Waleska, Rochelle Melo, Emanuelle Medeiros, Renalle Rodrigues, Livaneide Guedes e Vanessa Riambau.

Leia Mais

Relacionadas