quarta, 13 de novembro de 2019
Literatura
Compartilhar:

‘Dicionário das Artes Visuais na Paraíba’ é lançado nesta terça-feira

André Luiz Maia / 08 de dezembro de 2015
Foto: Divulgação
Documento memorial e registro de uma cena pulsante, o Dicionário das Artes Visuais na Paraíba, que será lançado hoje na Usina Cultural Energisa, é fruto de um processo de extensa pesquisa realizada pelo artista e curador de arte Dyógenes Chaves, que buscou catalogar artistas e profissionais envolvidos no universo local das artes visuais, algo que, segundo o próprio, há muito tempo precisava ser feito.

A publicação traz o mapeamento dos artistas visuais paraibanos, desde o século XIX até os dias atuais, englobando artistas plásticos, fotógrafos, designers, chargistas, quadrinistas, museólogos, arte-educadores, restauradores, produtores culturais, críticos de arte e coletivos artísticos. “O processo durou cerca de dois anos, mas sempre in progress, acompanhando as novidades dos artistas em atividade”, comenta Dyógenes.

Durante o lançamento, o artista e professor Chico Pereira ministra uma palestra, intitulada “Artes Visuais na Paraíba” e é apresentado o site oficial do projeto, que disponibiliza o conteúdo do dicionário via internet, em www.artesvisuaisparaiba.com.br. “O site funciona como uma biblioteca em constante atualização. Um pesquisador da universidade que quiser procurar sobre artistas de uma determinada época, por exemplo, podem recorrer ao endereço eletrônico”, pontua Chaves.

“DICIONÁRIO DAS ARTES VISUAIS NA PARAÍBA”

De Dyógenes Chaves

Editora: 2OU4

Páginas: 324

Formato: 26 x 27,5 cm

Lançamento hoje, às 19h.

Na Usina Cultural Energisa (Av. Juarez Távora, 243, Torre, João Pessoa – 3221.6343 / 3221.4985 – comunicacaopb@energisa.com.br).

Entrada franca

Leia mais no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas