quinta, 22 de fevereiro de 2018
Literatura
Compartilhar:

‘Chico Bento, 7 Anos’ mostra poeticamente um rito de passagem do personagem

Renato Félix / 09 de agosto de 2016
Foto: Divulgação
Por muito tempo, o lado “empresário” ofuscou o lado “contador de histórias” de Mauricio de Sousa. Este lado de narrador há algum tempo vem sendo resgatado e assumido com justiça o centro de sua vida pública. Um desses resgates é a coleção da Cia. das Letras que adapta para o formato de livro infantil algumas das histórias em quadrinhos clássicas escritas por ele. O terceiro volume, Chico Bento, 7 Anos, está sendo lançado agora.

A série é mais um desdobramento da trilogia MSP 50 e une-se ao selo Graphic MSP com os personagens de Mauricio ganhando versões de outros ilustradores e roteiristas brasileiros. No caso dos livros, desenhistas ilustram as HQs vertidas o mais fielmente possível para o formato de livro infantil.

Os dois primeiros volumes foram Mônica É Daltônica?, com ilustrações de Odilon Moraes, e Os Azuis, de Elisabeth Teixeira. Este terceiro número tem as ilustrações da pernambucana Rosinha, que evoca a pintura naif.

A história é um primor: Chico entra em uma gruta meio escondida e apertada. Lá dentro, reencontra, como já costumava fazer, seus bisavós, um irmão, um cachorrinho de estimação. Vê de longe medos infantis como assombrações. E essa visita tem um ar de última vez.

Chico está completando 7 anos, como o título anuncia, e passando por um rito de passagem de despedida de uma parte da infância, numa metáfora comovente de Mauricio. A história original abriu o segundo gibi do Chico Bento, em 1982, como Chico, 7 Anos, e foi publicada pela última vez na Coleção História Turma da Mônica 2, de 2007.

Uma obra introspectiva e de muita sensibilidade. Enquanto Mônica È Daltônica? foi escolhida pelo simbolismo de ter inaugurado o gibi da Mônica em 1970, Os Azuis fala sobre racismo de maneira criativa. Chico Bento, 7 Anos, compõe muito bem essa coleção, que tem dado nova cara aos grandes clássicos mauricianos.

“Chico Bento, 7 anos”

De Mauricio de Sousa

Ilustrações: Rosinha

Editora: Companhia das Letrinhas

Páginas: 48

Formato: 21,5 x 31,5 cm

Preço: R$ 34,90

Relacionadas