quarta, 21 de fevereiro de 2018
Espetáculo
Compartilhar:

Espetáculo maranhense ‘A Carroça É Nossa’ é atração do Palco Giratório neste sábado

André Luiz Maia / 02 de julho de 2016
Foto: Divulgação
Não é difícil de perceber que a cultura popular nordestina serve de inspiração para todos os tipos de expressões artísticas. Com o propósito de entender as referências de seu próprio estado, o Grupo Xama Teatro, do Maranhão, realiza uma pesquisa acerca da contação de histórias. Um dos resultados é o espetáculo A Carroça É Nossa, apresentado hoje na Praça da Paz, nos Bancários, na programação do Palco Giratório do Sesc.

O roteiro gira em torno do sonho de Pedoca (Lauande Aires), que em sonho vê a si próprio em uma carroça puxada por um burro, cantando e tocando sanfona. Ao despertar, encontra a carroça, mas não o animal que pudesse puxá-la. Em sua busca pelo burro, encontra Toinha (Gisele Vasconcelos), que sonha por um amor verdadeiro, Joaninha (Cris Campos), que anseia por proteção e Marcelina (Renata Figueiredo), que quer encontrar a família.

Além de referenciar tradições como o bumba meu boi, eles também fizeram uma brincadeira com os santos do período junino, incluindo São Marçal, festa tipicamente maranhense, em 30 de junho. “Eles batizam os personagens. Toinha é devota de Santo Antônio, Joaninha de São João, Pedoca, de São Pedro, e Marcelina, que é devota de São Marçal”, explica Lauande Aires, ator, diretor e dramaturgo do espetáculo.

A peça completa 11 anos em 2016. “Ela surgiu como um roteiro de ações e quadros de improvisação, muito em busca da oralidade, que é a pesquisa do grupo, a partir de cantigas, trava-línguas, parlendas e cantigas populares”, conta. No entanto, o grupo decidiu reconfigurar o espetáculo em 2013, ao ganhar um prêmio da Funarte.

‘A CARROÇA É NOSSA’

Do Grupo Xama (MA)

Hoje, às 18h. Na Praça da Paz (Bancários, João Pessoa).

Entrada franca

Leia Mais

Relacionadas