terça, 13 de novembro de 2018
Espetáculo
Compartilhar:

‘Bailei na Curva’ entra em temporada no Teatro Santa Roza

André Luiz Maia / 02 de junho de 2018
Foto: Divulgação
Uma peça escrita anos anos 1980 que dialoga com o contexto sociopolítico de 2018. É o que afirmam os envolvidos no espetáculo Bailei na Curva, estreia paraibana nos palcos de João Pessoa - fenômeno cada vez mais raro. A montagem, organizada pelos estudantes/atores do sexto período do Bacharelado de Teatro da UFPB é apresentada hoje e amanhã no Teatro Santa Roza.

Dirigida pelo professor Heráclito Cardoso, Bailei na Curva conta com os atores Aelson Felinto, Amanda Galvão, Leneeton Hollywhér, Luiza Vieira, Luna Alexandre, Miguel Segundo e Walter Olivério. O texto é de autoria do grupo Do Jeito Que Dá, de Porto Alegre, e mostra a trajetória de sete crianças que viveram durante o período da Ditadura Militar.

“A peça foi surgindo a partir de improvisações que o grupo fazia nos ensaios. As histórias que são contadas no texto são experiências que esses atores passaram. Na época que teve a estreia do espetáculo, na primeira montagem, houve um grande boom, pois estava tendo o movimento das Diretas Já”, relembra o ator Aelson Felinto.

A história revela as chagas que um regime de exceção por causar em toda uma geração. “No início do processo tivemos um desafio grande que foi retratar um período que nós não vivemos. Só que com o andamento da montagem fomos vendo que não estávamos tão distantes dos personagens”, analisa.

Bailei na Curva é uma das poucas estreias do teatro paraibano em 2018 até agora. Na opinião de Aelson, é reflexo da falta de incentivo para as artes cênicas na Paraíba. “Nem falo só de investimento financeiro, mas o investimento em políticas públicas que incentivem o movimento cultural”, reclama. Para a realização da peça, o grupo contou com o apoio de algumas instituições, como a Funesc, e realizou campanha de financiamento coletivo para custear sua realização.

‘Bailei na curva’

Do Grupo Do Jeito que Dá. Direção: Heráclito Cardoso

Hoje e amanhã, às 19h.

Teatro Santa Roza (Pça. Pedro Américo, Centro, João Pessoa – https://www.facebook.com/funescgovpb – https://www.facebook.com/funescgovpb)

Ingressos: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia)

Relacionadas