segunda, 24 de setembro de 2018
Cinema
Compartilhar:

Tintin Cineclube comemora 12 anos de atividade e realiza sessão especial

André Luiz Maia / 18 de maio de 2016
Foto: Divulgação
Para comemorar doze anos de existência, o Tintin Cineclube realiza uma sessão especial hoje, no Cine Banguê, nova morada do projeto desde o início deste ano. Na programação, três curtas-metragens de realizadores paraibanos que tiveram e têm relação com a história do cineclube: Irmãs, de Gian Orsini, O Plano do Cachorro, de Arthur Lins, e Malha, de Paulo Roberto.

Irmãs é um documentário que trata das narrativas orais sobre um episódio ocorrido em Areia, interior da Paraíba, durante a época da Segunda Guerra Mundial.

Em 1937, sete irmãs alemãs desembarcaram no Brasill com o intuito de lecionar. Dois anos depois, com a entrada do Brasil para o time dos Aliados, contrários aos países do Eixo, liderados pela Alemanha, a presença delas se tornou problemática, gerando uma série de polêmicas, espalhadas pelos moradores.

“É um filme sobre o imaginário popular e os mitos que se construíram a respeito disso”, comenta o cineasta Gian Orsini. Alguns desses boatos tornaram-se verdadeiros mitos na cidade, como um túnel que ligaria o convento até a Alemanha, ou um rádio que funcionaria como link direto entre as freiras e Adolf Hitler. “Participei de alguns projetos de formação e interiorização do audiovisual no interior do estado e acabei ficando hospedado no convento, onde conheci as freirinhas simpáticas e fiquei sabendo dessa história. Logo me encantei pelo assunto e voltei outras vezes, junto com a produtora Mariah Benaglia, para nos aprofundarmos no assunto”, completa o diretor.

Em O Plano do Cachorro, o corpo de um cadáver na rua Maciel Pinheiro, em João Pessoa, é o ponto de partida da história, que trata sobre personagens que vagam pela noite e sua relação com a violência urbana contida nesses espaços. Já Malha retrata o tradicional evento da Malhação de Judas, na Páscoa, na pequena cidade de Nazarezinho, Sertão paraibano, um rito catártico que navega pela linha tênue entre diversão e violência.

Tintin Cine club

Hoje, às 19h30. No Cine Bangüê (Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa).

Entrada franca

Os curtas de hoje

▶ "IRMÃS"

Direção: Gian Orsini.

Ano: 2011

Documentário,

15 minutos.

▶ "O PLANO DO

CACHORRO"

Direção: Ely Marques e Arthur Lins.

Ano: 2009

Ficção, 10 minutos.

▶ "MALHA"

Direção: Paulo Roberto Junior.

Ano: 2013

Documentário, 14 minutos.

 

Leia Mais

Relacionadas