Acesso

Cinema
Compartilhar:

Festival Curta Coremas inicia a programação nesta quarta

André Luiz Maia / 30 de julho de 2015
Foto: Divulgação
Chegando à sua quinta  edição, o festival Curta Coremas dá início à sua programação oficial nesta quinta-feira à noite, a partir das 19h, no Colégio Santa Rita de Cássia, localizado na cidade do Sertão paraibano. Além das mostras competitivas, que trazem produções locais e de outros estados, dois workshops e uma apresentação musical estão previstos.

Também será exibido o documentário Sem Pena, de Eugênio Puppo, que discute o problema do sistema penal brasileiro e foi o melhor filme pelo júri popular no Festival de Brasília do ano passado.

Dentre os curtas-metragens paraibanos selecionados, destaca-se a predominância de produções sertanejas, de municípios como Sousa, Patos e Catolé do Rocha. Já a mostra nacional traz filmes de São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre outros. Ao todo, foram selecionados 36 filmes, distribuídos pelas mostras Mãe D’Água (filmes paraibanos), Panorama Brasil (filmes nacionais), Rio Turbinas (com filmes curtíssimos) e Infantojuvenil.

Para completar, dois filmes são apresentados em uma sessão especial. O Coletivo Luís Eduardo Magalhães, formado na cidade homônima no oeste da Bahia, mostra Alguma Coisa na Vida, além do já citado Sem Pena.

A ideia principal do festival é não apenas oferecer um espaço de circulação para o material produzido por paraibanos, mas também estimular a produção e o consumo de cinema pela comunidade, além da reflexão sobre temas de interesse comum. Um dos exemplos é a mostra infantojuvenil, que procura formar um público interessado em cinema desde a escola.

Relacionadas