segunda, 25 de setembro de 2017
Cinema
Compartilhar:

Curso de cinema começa nesta segunda-feira em Juripiranga

André Luiz Maia / 27 de julho de 2015
Foto: CARINE FIÚZA/ DIVULGAÇÃO
Com o propósito de elevar a autoestima dos jovens e multiplicar o conhecimento sobre a produção de cinema no estado, o projeto projeto audiovisual Janela do Mundo realiza o segundo módulo do curso “Da ideia à realização cinematográfica”, hoje, na Biblioteca Municipal de Juripiranga. A capacitação conta com a presença de vinte moradores da região.

Os participantes assistem aulas sobre a história do cinema, elaboração de roteiros, produção e realização de um filme. O primeiro módulo foi realizado no início do mês de julho, abordando assuntos como cinema, sociedade e educação.

O curso é composto por cinco oficinas ministradas entre julho e novembro deste ano, com carga horária total de 126 horas. O trabalho de conclusão do curso será a execução de um curta-metragem documental, realizado pelos próprios alunos, sobre o tema “Monocultura da cana-de-açúcar”, principal atividade de arrendamento do município.

O coordenador do Janela do Mundo, Marcelo Quixaba, afirma que proporcionar a experiência de dirigir, roteirizar e produzir um filme é a principal motivação do projeto. “O curso consegue unir a experiência teórica e prática. Eu acredito que mais do que compartilhar conhecimento, é necessário deixar algo de concreto para a região e para os alunos. Isso acontece ao realizar um filme. Há um envolvimento com o contexto social”, declarou, em material de divulgação.

O segundo módulo será ministrado pelo fotógrafo e cineasta Breno César, entre os dias 27 e 29 de julho. Em 2011, o projeto realizou sua primeira edição em São José dos Ramos, município conhecido pela cultura dos aboios e dos vaqueiros. O resultado da capacitação foi o documentário O Som do Aboio.

Relacionadas