quinta, 19 de julho de 2018
Cinema
Compartilhar:

20 anos depois do 1º filme, estreia a continuação de ‘Independence Day’

André Luiz Maia / 23 de junho de 2016
Foto: Divulgação
Vinte anos depois, um dos filmes de ficção científica que marcou a década de 1990 ganha uma continuação, que estreia hoje em João Pessoa, Campina Grande e Patos. Independence Day – O Ressurgimento mostra a Terra duas décadas após seu primeiro – e desastroso – contato com vida extraterrestre, o que quase levou a humanidade à extinção.

Depois dos ataques, as Nações Unidas criam um programa de defesa global, com base no que aprenderam com a tecnologia extraterrestre das naves capturadas há 20 anos. Mas, antes de serem derrotados, os alienígenas enviaram um sinal de socorro aos seus outros batalhões, que agora retornam para uma vingança.

Ao invés de priorizar por roteiros originais, Hollywood mais uma vez prefere trazer fórmulas de sucesso do passado e requentá-las, na esperança de conquistar sucesso que garanta novas continuações.

Há exemplos bem-sucedidos, como a trilogia de Batman, dirigida por Christopher Nolan, e o mais recente Star Wars, ambos com boa recepção de público e crítica. Mas também há uma infinita lista de caça-níqueis, que pouco se preocupam em trazer algo diferente.

Pelas críticas preliminares, o espetáculo visual da sequência é o principal atrativo, mas com uma pequena diferença: em 1996, os efeitos especiais de Independence Day, naquelas proporções, eram uma coisa até então inédita. Agora, embora muito bem executado, é apenas mais um na multidão, com explosões e cenas épicas à la Michael Bay e do próprio diretor alemão Roland Emmerich (2012, O Dia Depois de Amanhã).

Relacionadas