domingo, 19 de novembro de 2017
Artes
Compartilhar:

Uma confraria da arte naif: 22 artistas juntos em coletiva em cartaz no Sesc

Renata Escarião / 24 de março de 2016
Foto: Arquivo
Iniciando a programação de 2016, o Sesc Paraíba está exibindo desde ontem uma Coletânea de Arte Naif em João Pessoa. A homenageada da primeira edição do ano do ExpoSesc é a artista Isa Galindo, um dos nomes mais importantes deste estilo de arte no estado. A ação busca valorizar os artistas paraibanos e a exposição, aberta em vernissage ontem, fica até o início de maio.

Isa Galindo nasceu em Recife e vive há anos na Paraíba. Sempre buscou retratar em suas obras cenários e elementos nordestinos, propagando a cultura regional. A artista foi premiada diversas vezes e tem quadros expostos em diversos museus e em acervos particulares. Na noite de abertura será exibido um vídeo onde vários artistas falam sobre a importância de Isa Galindo para a arte Naif no estado. O Grupo de Danças Folclóricas do Sesc também se apresenta nesta primeira noite.

Vinte e dois artistas naif paraibanos exibem suas obras junto ao ExpoSesc: Isa Galindo (homenageada), Tito Lobo, Clóvis Jr, Dalva, Geo, José Alves, Letícia Lucena, Adriano Dias, Célia Gondim, Denise Costa, Luiz Tananduba, Analice Uchôa, Madriano Basílio, José Weligton, Josenildo Suassuna, André Santos, Marbee, Gildo Xavier, Bianca, Ednalva Cerqueira, Márcio Bizerril e Tadeu Lira.

O estilo de arte naïf (já conhecido como “ingênua”, mas um termo em desuso) se caracteriza pela simplicidade dos traços e temas muitas vezes regionais.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas