terça, 17 de julho de 2018

Lena Guimarães
Compartilhar:

Timidez de Ivan Bichara

24 de maio de 2018
A Paraíba lembra hoje o centenário do ex-governador Ivan Bichara, um cajazeirense como a titular desta coluna, que se destacou na política do século XX. Ex-secretário do Planejamento do governo de Ivan Bichara, Francisco Sales Cartaxo Rolim, conhecido na cidade como Frassales, escreveu no Portal Coisas de Cajazeiras que o ex-governador tinha timidez até para pedir votos. “Guardo na memória, embora já meio esgarçada pelo tempo, cenas de um comício na Avenida Presidente João Pessoa, em Cajazeiras, promovido pela coligação UDN/PL na campanha eleitoral de 1958”, lembra Frassales, frisando que aquela campanha fora dominada pela manipulação das frentes de emergência, “criadas para tangenciar o desemprego provocado pela grande seca daquele ano”.

“Nessas ocasiões, a providência governamental corriqueira era abrir frentes de trabalho para construção de estradas, açudes, realizar capinação e limpeza urbana, contanto que fosse dado precário emprego à massa de trabalhadores rurais sem ocupação nas suas atividades costumeiras nas lavouras de inverno”, lembra.

E acrescenta: “Em ano de eleição, o controle político desses serviços emergenciais era a principal um celeiro de votos, coisa que velho PSD de Juscelino Kubitschek fez muito bem em 1958. Não era só isso. A legião de flagelados ou cassacos abrigava também falsos trabalhadores, infiltrados no rol dos alistados, só para receber o miserável salário pago pelo governo federal. A seca de 1958 deu margem a um dos episódios mais visíveis de corrupção política na história do Nordeste”.

E continua Frassales no texto: “No palanque armado havia mais de uma dezena de postulantes aos cargos de deputado e senador, inclusive Ivan Bichara, então candidato a deputado federal pela segunda vez”.

De acordo com Cartaxo, Bichara não se afastou do discurso tradicional de filho da terra que, mesmo sem residir aqui e afastado das disputas locais, desenvolvia intensa ação parlamentar em proveito de Cajazeiras. “Mas as atenções do público se centraram, naquela ocasião, na figura de João Agripino, deputado federal desde 1947, político de grande expressão nacional atuando na antiga UDN. Tão forte que tomara o comando da UDN paraibana do senador Argemiro de Figueiredo. Uma parte da fala de João Agripino foi dedicada ao filho de Cajazeiras”, frisa. “Se vocês não quiserem votar em mim, sufraguem o nome de Ivan Bichara, seu ilustre conterrâneo”, disse João Agripino, segundo Frassales. (Adelson Barbosa dos Santos)

Torpedo

O ex-governador da Paraíba, Ivan Bichara Sobreira, deixou um legado de homem público ético e honesto, portanto, atende aos requisitos legais e necessários para que a ALPB preste esta justa homenagem. (Do deputado estadual Jeová Campos sobre o centenário do ex-governador Ivan Bichara Sobreira)

Sessão conjunta

A homenagem ao ex-governador e ex-deputado Ivan Bichara, pela Assembleia Legislativa da Paraíba, está prevista para o próximo dia 25, em sessão conjunta com a Câmara Municipal de Cajazeiras, segundo Jeová.

Homenagens

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras também fará homenagens ao ilustre filho da terra por ocasião do centenário. A iniciativa partiu do próprio prefeito José Aldemir Meireles e da primeira-dama do município, Paula Francinete.

Sessão na Câmara

A deputada estadual Daniella Ribeiro (Progressistas) participou, ontem, das homenagens ao ex-deputado federal Rômulo Gouveia, na Câmara dos Deputados, em Brasília, ao lado de familiares do mesmo e de outros políticos.

Sem eficácia

O Pleno do TJPB suspendeu eficácia da Lei Municipal de João Pessoa que proibe a inscrição de inadimplentes de contas de água e energia da Capital nos cadastros de proteção ao crédito. Saulo Benevides foi o relator dom processo.

ZIGUE-ZAGUE

*A vice-governadora Lígia Feliciano participou de sessão solene da Câmara de Patos, realizada ontem, em homenagem ao dia das mães.

*A propositura foi da bancada feminina da casa e contou com a participação de mulheres da cidade e do padre Fabrício Dias Timóteo.

Relacionadas