terça, 16 de janeiro de 2018

Edinho Magalhães
Compartilhar:

“Notícias de Brasília & A Bancada 3”

14 de Janeiro de 2018
Na edição do último domingo demos prosseguimento ao resumo da atuação da bancada federal paraibana ao longo de 2017. Começamos pelos 12 deputados na edição de 31 de dezembro e em 7 de janeiro avaliamos os senadores. Seguimos os mesmos critérios de avaliação do Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar que atua há 30 anos no Congresso Nacional, classificando os parlamentares como: A) “Debatedores”; B) “Articuladores” e C) “Propositores”. E assim o fizemos em ordem alfabética. Porém, como a atuação dos senhores senadores foi bastante intensa e produtiva no ano passado, o espaço não foi o suficiente para publicarmos todo o resumo do senador Raimundo Lira. Segue agora:

Raimundo Lira (PMDB): (B e C) A estrela da sorte não abandona o senador Raimundo Lira, que assumiu o mandato como suplente do atual ministro do TCU Vital do Rêgo Filho. Em 2017, ele conseguiu manter os holofotes sobre seu mandato com a conquista da liderança do partido no Senado, por unanimidade. No início da legislatura já tinha conseguido exposição nacional espontânea por ter presidido a comissão do impeachment da ex-presidente Dilma. De ‘luz em luz’, vai iluminando seu caminho cujo foco principal seria a reeleição do mandato de senador pela Paraíba. Lira quer fazer dessa eleição o coroamento de sua carreira política. Não deverá medir esforços de articulação eleitoral e de estrutura econômica para viabilizar esse projeto em 2018. Considerado um dos mais experientes articuladores do senado, atua nos bastidores e propõe matérias importantes no cenário nacional, como a que amplia o percentual do Fundo de Participação dos Municípios, de todo o país, no orçamento da União.

▶ ‘Pet Scan’ na Paraíba

Ainda sobre o senador Raimundo Lira ele comemorou junto à imprensa paraibana, a notícia do empenho de mais de R$ 5 milhões para aquisição de um ‘pet scan’ ao Hospital Napoleão Laureano. O empenho do recurso federal aconteceu no ‘apagar das luzes de 2017’ e contou com sua participação direta junto ao Ministério da Saúde, em Brasília.

▶ Almoço da Bancada 2018

O tradicional almoço da bancada federal com a diretoria do Sistema CORREIO de Comunicação, que também sela o 3° aniversário da coluna “Notícias de Brasília”, reunindo os deputados e senadores que atuam no Congresso Nacional, já tem data para ser realizado: será na última segunda feira do mês, dia 29.

▶ ‘Fica’ Efraim

Confirmando presença no almoço da bancada federal na última segunda do mês, 29, o deputado Efraim Filho esteve no restaurante Gulliver Mar, ultima sexta, quando confirmou a existência do movimento ‘Fica Efraim’, sobre sua permanência na liderança do Democratas na Câmara Federal. Em sua gestão, o partido ganhou 5 novos filiados. E vem mais por aí.

▶ Hugo Antenado

Também na sexta feira o deputado Hugo Motta almoçava no restaurante W confirmando presença no almoço da bancada na segunda, dia 29. Atento ao momento de desincompatibilização de cargos em abril, ele espera emplacar nomes para locais estratégicos do Governo Federal, assim como já fez no Denatran (Cidades).

▶ Privatizações na Paraíba

O Governo Federal acaba de anunciar calendário de privatizações em todo o país para 2018. Entre os diversos setores do Programa Nacional de Desestatização, constam 14 aeroportos, entre eles os de João Pessoa (Bayeux) e Campina Grande. O programa deve ser executado no terceiro trimestre e espera arrecadar mais de R$ 4 bi com todas as concessões.

▶ Em Brasília

Em pleno recesso parlamentar o deputado Wilson Filho atua firme nos bastidores do Ministério do Trabalho, que tem a indicação de seu partido o PTB. Enquanto a justiça não autoriza nomeação de novo ministro, ‘WF’ não sossega e demanda serviço!

Relacionadas