terça, 12 de dezembro de 2017

Sony Lacerda
Compartilhar:

Grandes nomes da história

02 de dezembro de 2017
Marc Bloch, Fernand Braudel, Fustel de Coulanges, Leopold von Ranke, Max Weber, Karl Marx, Jacques Le Goff, Norberto Luiz Guarinello, Walter Neves, Ciro Flamarion, Antoine Prost, José Carlos Reis, Boaventura de Sousa Santos, João Pacheco de Oliveira, Carlos Augusto da Rocha Freire... Estes, entre outros nomes que integram uma extensa lista de historiadores, filósofos, sociólogos, e porque não dizer cientistas sociais (europeus e brasileiros), são discutidos, debatidos e estudados semestralmente em alguns cursos das universidades brasileiras, com destaque para o curso de História da UFPB.

São personalidades famosas e respeitadas no âmbito acadêmico e da intelectualidade mundial. Com suas teses, escritos e reflexões sobre a realidade do mundo e da vida no mundo, sobre a história do homem e sobre o homem no tempo e na história, contribuem, vivos ou mortos, para a formação intelectual, cultural, social, econômica e política da sociedade em que vivemos.

Mas apenas os livros deixados por eles não têm tanto peso para quem nunca ouviu falar deles ou sobre os mesmos. É na universidade onde, orientados por doutores altamente capacitados, os estudantes passam a entender melhor o mundo a partir da análise das obras deixadas pelos maiores pensadores da humanidade, pelo menos no que diz respeito ao mundo ocidental. E sem o despertar de professores como Cláudia Lago, Serioja Mariano, Paulo Maia, Monique Cittadino, Telma Fernandes, Priscila Gontijo, Jean Carlo de Carvalho, Ângelo Emílio da Silva Pessoa... É difícil a compreensão do mundo visto por eles.

CONDENAÇÃO MANTIDA 

A Câmara Criminal do TJPB, manteve, por unanimidade, a condenação dos policiais civis Jairo José da Costa e Paulo André Dias de Oliveira, referente à perda do cargo, por restar comprovada a exigência de vantagem indevida, a pretexto de atuar na função pública. A Apelação Cível teve a relatoria do desembargador Carlos Beltrão Filho.

INDEFINIDO

O deputado estadual Edmilson Soares ainda avalia convites de alguns partidos para decidir em qual vai se filiar. Ele e o deputado Branco Mendes deixaram o PEN depois que o partido pendeu para Jair Bolsonaro.

FIRMES

Edmilson Soares e Branco  Mendes estão firmes na base de sustentação do governador Ricardo Coutinho e seguirão com João Azevedo em 2018.

ESTRATÉGIAS

Sob o comando do deputado Jutay Menezes, O PRB está se preparando para as eleições. O partido realizou convenção estadual, ontem, para receber novos filiados e discutir estratégias para a campanha eleitoral.

AUMENTO

O PRB tem um representante na Assembleia Legislativa da Paraíba e um na Câmara Municipal de João Pessoa. Quer ampliar o número.

IGREJINHAS 1

No interior do estado, é comum a presença de “igrejinhas” nas prefeituras, sob o comando de alguns secretários municipais. Os prefeitos precisam ficar atentos. Podem se prejudicar no futuro.

IGREJINHAS 2

E por falar na formação de “igrejinhas”, o prefeito de Tenório, Evilásio Souto (PSB), disse que está atento e que não permitirá, jamais.

FUTURO PRÓXIMO

O vereador Fernando Milanez Neto (PTB) segue o caminho do avô e do pai na política. Preparado e capacitado, ele pode surpreender no futuro próximo. O pai pretende disputar uma vaga no parlamento.

DEFINITIVO

E por falar em Parlamento, o deputado estadual Emano Santos tem ampliado suas bases eleitorais de olho numa cadeira definitiva.

HOMENAGEM A DEDÉ

A Câmara de Patos aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei para homenagear o professor de educação física e narrador esportivo Dedé Santana, falecido em 2012, que terá o seu nome no Centro de Iniciação ao Esporte. Na sessão, os agradecimentos foram feitos por Mattheus Santana, radialista e fi lho do homenageado.

Relacionadas