terça, 12 de dezembro de 2017

Renato Félix
Compartilhar:

Duelo

26 de julho de 2017
Vez por outra me deparo com alguma discussão sobre que série é a melhor: Friends (1994-2004) ou How I Met Your Mother (2005-2014)? Ambas centradas em um grupo de amigos, jovens adultos que estão sempre juntos e têm como base, na primeira série, uma cafeteria e, na segunda, um bar, as comparações imediatas são inevitáveis.

Até porque como uma surgiu logo após o fim da outra, herdou também parte desse público órfão por conta dessas semelhanças. Enfim, cada uma delas tem pontos em que supera a outra.

Friends ganha no quesito personagens. Todos os seus seis personagens (Rachel, Ross, Chandler, Monica, Phoebe e Joey) são excelentes. Isso ajuda também em seu "efeito novela", que é um dos fatores da fidelização ardente de seu público, sempre querendo saber se Rachel e Ross vão finalmente se acertar, etc.

Todos os personagens de How I Met Your Mother (Ted, Robin, Lily, Marshall e Barney) são legais, mas não se comparam. Com exceção de dois: Lily e Barney. A série mais recente ganha em outro aspecto: na narrativa.

É impressionante como How I Met Your Mother é sagaz ao visitar o passado e o futuro de seus personagens. A série planta elementos que resgata muitos episódios depois, reconta situações para mostrar que não foi bem assim, demole os paranóicos do spoiler ao revelar certos futuros dos personagens muito antes deles efetivamente acontecerem.

Isso, Friends nunca fez. Em sua narrativa, a série basicamente era linear, com sua criatividade reservada para as piadas em si mesmas.

Ou seja, cada um pode ter sua preferência e ne nhuma delas é absurda: as duas séries tem pontos a seu favor e depende um pouco do que interessa a cada espectador.

Além do mais, a discussão é uma bobagem, já que, no fim das contas, todo mundo sabe que Seinfeld (1989-1998) é melhor que as duas.

Relacionadas