segunda, 21 de maio de 2018

Lena Guimarães
Compartilhar:

Braço forte, mão amiga

20 de Abril de 2018
Ontem, Dia do Índio, foi também, o Dia do Exército Brasileiro. A data foi comemorada em uma solenidade realizada no 16º Regimento da Cavalaria Mecanizado, no município de Bayeux, sob a coordenação do General de Brigada Marcelo Arantes Guedon, comandante do 1º Grupamento de Engenharia (sediado em João Pessoa) e marcou os 370 anos de criação da instituição.

A Força Terrestre, assim denominada, juntamente com as demais (Marinha e Aeronáutica), é uma das poucas instituições com credibilidade perante a sociedade brasileira e tem realizado ações importantes tanto dentro, quanto fora do País. Hoje, o Exército Brasileiro exerce papel de fundamental importância no Estado do Rio de Janeiro, ao liderar a intervenção militar realizada no falido sistema de segurança do Estado, com apoio da população carioca e do povo brasileiro.

O Exército integrou com êxito as forças de paz que atuaram no Haiti, um país arrasado por uma guerra civil agravada por seguidos desastres naturais. Um general brasileiro- Elias Rodrigues Martins Filho- está para assumir o comando da força de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) na República Democrática do Congo, país africano que também enfrenta conflitos com as guerrilhas. O general vai comandar 16,5 mil militares das forças d e paz da ONU, formadas por 50 nacionalidades.

“Hoje, 19 de abril de 2018, comemoramos 370 anos da Batalha dos Guararapes, berço histórico do Exército Brasileiro. Naquela oportunidade, o sentimento de Nação fez brotar a sinergia necessária para derrotar os invasores estrangeiros, mais numerosos e mais bem armados. Consolidamos ali, pela união das raças e convergência de ideais, o sentimento de Pátria”, afirma texto publicado, ontem, na site do Exército na internet.

E continua o texto: “Em solo nordestino, plantamos a raiz do Brasil de hoje, com negros, brancos, índios e mestiços, irmanados e ombreados para expulsar o invasor. Evoluímos, desde então, inspirados nos exemplos da Insurreição Pernambucana. Vieram as lutas nativistas, a Independência, o combate às insurreições, as campanhas na região do Prata, a Abolição da Escravatura, a República, a Segunda Guerra Mundial e os desafios da modernidade. Evoluímos em consciência e pujança”. (Adelson Barbosa dos Santos)

TORPEDO

"Não podemos ficar indiferentes aos mais de 60 mil homicídios por ano, à banalização da corrupção, à impunidade, à insegurança ligada ao crescimento do crime organizado e à ideologização dos problemas nacionais."

General Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, ao criticar a banalização da corrupção no Brasil.

Bayeux 1

Filiado ao PC do B, o médico Francisco Macedo participará, no próximo dia 27, da inauguração da nova sede do partido na cidade de Bayeux. Macedo foi vice-prefeito do município e continua participando, ativamente, da política local.

Bayeux 2

E por falar em Bayeux, Macedo está pronto para disputar eleições suplementares que devem ser realizadas depois que a Justiça se posicionar pela vacância do cargo, em função das acusações contra o prefeito afastado, Berg Lima.

Associação no Cariri 1

Prefeitos da região do Cariri articulam a criação de uma associação de municípios para defender interesses comuns junto aos governos estadual e federal. Pensam em ter como presidente o prefeito de Tenório, Evilásio Souto (PSB).

Associação no Cariri 2

Participam do movimento os prefeitos Geraldo Moura Ramos (Soledade), João de Deus (Olivedos), Bevilácqua Matias (Juazeirinho), Kléber Fernandes (Junco do Seridó), Luiz Wadvoguel (Assunção) e Jurandi Pileque (Taperoá).

ZIGUE-ZAGUE



  • O advogado Rodrigo Farias lançará na próxima quinta, às 17h30 o livro “Direito à aaúde & sua ludicialização”, na sala de sessões do Tribunal do TJPB. O presidente do Tribunal, Joás de Brito, fará a apresentação do livro.


  • A Câmara de Campina Grande aprovou requerimento do vereador Olimpio Oliveira, solicitando ao coronel Almeida Martins, Comandante do Comando do Policiamento Regional, a reativação da patrulha escolar.




Adelson Barbosa dos Santos e Equipe Correio - interino

Relacionadas