terça, 17 de julho de 2018

Sony Lacerda
Compartilhar:

A nova ALPB fica onde está

25 de maio de 2018
Pela primeira vez, em mais de 20 anos, a Assembleia Legislativa da Paraíba está realizando uma reforma com erre maiúsculo (R) em sua estrutura física. Durante anos, a Assembleia fechava no meio do ano e no final/início do ano para reforma. Quando os trabalhos eram reiniciados, os jornalistas notavam pequenas modificações.

Essa situação perdurou até que surgiu a ideia de transferir a Assembleia da Praça João Pessoa (que reúne os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo) para um prédio na Avenida Epitácio Pessoa. Ao assumir a presidência da Casa, Gervásio Maia (PSB) se acostou aos apelos da sociedade pela permanência da Assembleia onde ela está desde 1973. Primeiro, retirou da sede toda estrutura administrativa e a instalou no prédio do antigo Hotel Paraíba Palace.

Em segundo momento, Gervásio decidiu fazer uma reforma de vergonha no prédio, de forma a sepultar de vez a ideia da transferência. Adquiriu um prédio vizinho ao Banco do Brasil que terá condições de abrigar a gráfica e o estacionamento com local para descanso dos motoristas que viajam longas jornadas com os deputados.

O plenário está sendo completamente reconstruído, assim como o mini-plenário, o comitê de imprensa, as galerias, a TV Assembleia, enfim, todos os setores que dão suporte ao plenário. Em prédio anexo, o Centro Médico Rômulo Gouveia está quase pronto. Parece mais um ambiente de hospital moderno. E mais: todos os ambientes estão sendo dotados de equipamentos de última geração. Uma reforma com a assinatura de Gervásio Maia para ficar na história do Legislativo, cujo prédio atual foi construído no Governo de Ernâni Sátiro. (Adelson Barbosa dos Santos)

Centro Médico Rômulo Gouveia

O Centro Médico Rômulo Gouveia está sendo equipado para atendimentos nas áreas de cardiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, odontologia e assistência social. O local se estende da Avenida Duque de Caxias à General Osório. O local ainda abrigará o centro Novo Alvorecer, destinado aos aposentados e pensionistas da Assembleia.

Receio

Gervásio Maia disse que topou a ideia de modificar a Assembleia, mas que teve receio, no inicio, de levar adiante um projeto tão ousado. “Mas valeu a pena. Teremos uma nova Assembleia Legislativa”, declarou o presidente.

Cadeirantes

Segundo Gervásio, todo o projeto levou em consideração a total acessibilidade. “Cadeirantes vão poder assistir às sessões”, disse.

Valerá a pena

De acordo com Gervásio Maia, o investimento valerá a pena porque proporcionará economia. Para se ter ideia, quando apenas uma sala da Assembleia funciona, hoje, consome a energia do prédio todo.

Libras

Além do mais, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), de acordo com Gervásio Maia, também será uma realidade na nova Assembleia.

Inauguração em julho

A reforma no plenário da Assembleia e nas estruturas adjacentes deve ser concluída até meados do mês de junho. Por causa da legislação eleitoral, a inauguração terá que ocorrer até o dia 6 de julho. Mas o presidente Gervásio Maia pretende inaugurar um dia antes, durante o recesso do meio do ano.

Cobranças

Os senadores José Maranhão e Cássio Cunha Lima cobraram, ontem, providências do Governo do presidente Michel Temer no sentido de resolver o caos que se criou no país com a paralisação dos caminhoneiros.

País é maior

No entendimento dos dois senadores paraibanos, a nação brasileira é muito maior e mais importante que a Petrobras, empresa que pertence ao povo.

Adiado 1

Partido comandado na Paraíba pelo vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, o Progressistas adiou encontro que seria realizado amanhã em Campina Grande com o ministro da Segurança, Raul Jungmann.

Adiado 2

Anteontem, o ministro recebeu Aguinaldo e Daniella Ribeiro e confirmou participação no evento, adiado por causa da crise dos combustíveis.

Relacionadas