terça, 18 de dezembro de 2018
Violência
Compartilhar:

Balanço mostra que 695 pessoas foram mortas na PB no primeiro semestre de 2016

Katiana Ramos / 02 de julho de 2016
Foto: Divulgação
Quatro pessoas foram assassinadas por dia na Paraíba durante o primeiro semestre deste ano. Ao todo, foram 695 homicídios registrados em todo o Estado, segundo dados da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds) divulgados ontem.

Já se comparado ao total de assassinatos computados nos primeiros seis meses do ano passado, que somou 751 homicídios, no mesmo período deste ano houve uma redução de 8,19%.

Para o doutor em Psicologia Social e professor da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), Nilton Soares, o quantitativo de mais de 100 pessoas assassinadas por mês na Paraíba ainda é uma realidade preocupante, diante da insegurança diária sentida pela população. “Mesmo com essa redução comparando o período anterior, ainda temos muitas pessoas morrendo pela violência”, reforçou.

Ele questiona ainda a metodologia utilizada para computar as mortes e a falta de contextualização em que os casos ocorreram. “É preciso saber as especificidades dessas mortes (características, temporalidade) e é necessário distribuir essas especificidades para compreender que tipo de intervenção, não só social, mas de segurança, o estado deve fazer”, explicou Nilton Soares.

Conforme informações da Seds, a redução nas mortes por Crimes Violentos Letais Intencionais ocorreu principalmente em 13, das 21 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp). Segundo o secretário de Segurança do Estado, Cláudio Lima, a redução no quantitativo de homicídios se deve à ações integradas e ao trabalho das equipes de Inteligência das Polícias Civil e Militar.

Leia Mais

Relacionadas